Celpe

Celpe disponibiliza pagamento da conta de energia via Pix

Os clientes que são adeptos à fatura por e-mail poderão pagar sua conta de energia com o novo sistema de pagamentos do Banco Central

Conta de energia pode ser paga com o PixConta de energia pode ser paga com o Pix - Foto: Flávio Japa/Folha de Pernambuco/arquivo

O Pix, sistema de transações do Banco Central, entrou em vigor nesta segunda-feira (16), permitindo a realização de operações entre bancos de forma gratuita, instantânea e todos os dias da semana. Além disso, também será possível utilizar o novo sistema para pagar a conta de energia. Neste primeiro momento, a Celpe permitiu que os clientes da distribuidora que recebem a fatura por e-mail optem pelo pagamento via Pix.

Segundo a concessionária, existe a expectativa de que o pagamento pelo Pix seja ampliado em 2021, podendo ser utilizado também por quem recebe a fatura impressa. Para os clientes que têm interesse em começar a usar o Pix para pagar a conta de energia de imediato, a adesão à fatura digital pode ser solicitada pelo Whatsapp (3217-6990) ou site da Celpe (www.celpe.com.br).

Além da possibilidade de pagamento via Pix, a fatura por e-mail possui outros benefícios aos clientes. “A fatura digital traz comodidade aos clientes no que se refere ao recebimento da fatura em uma ferramenta acessível como o WhatsApp. É importante ressaltar os ganhos com o reforço da segurança diante da Covid-19, devido à preservação do distanciamento social, e aos benefícios ambientais como a diminuição de impressão de papeis”, afirma Mateus Prates, supervisor de Soluções de Mensageria da Neoenergia, empresa controladora da Celpe.

Como fazer o pagamento da fatura com o Pix

Ao receber a fatura digital, será possível acessar o QR-Code no corpo da mensagem, no qual direcionará o cliente para o pagamento usando o PIX. Basta apontar a câmera do celular para o QR-Code, que a tecnologia encaminha o cliente diretamente para o sistema de pagamento utilizado, seja através da conta em banco ou pela carteira digital como Mercado Pago e Pic Pay. O redirecionamento também é possível ao clicar no Pix Link, disponibilizado ao lado do QR-Code. Com o redirecionamento, basta digitar a chave escolhida durante o cadastro (CPF, número do celular, endereço de e-mail), que o pagamento é feito de forma instantânea.

A outra opção de pagamento pelo Pix é por meio de uma carteira digital. Com esse formato, não é preciso ter conta em banco e pode ser usado via cartão de crédito associado. O sistema de cadastramento de chave segue o mesmo formato do utilizado no banco. Ao efetuar qualquer pagamento, o sistema reconhece automaticamente a transação, mesmo durante os finais de semana, feriados e fora do expediente bancário.

Veja também

Joint venture entre Grupo EQM e Movimento Econômico fortalece jornalismo de economia regional
NEGÓCIOS

Anúncio de joint venture do Grupo EQM com o Movimento Econômico reúne empresários e políticos

Um em cada quatro celulares vendidos no Brasil no ano passado era contrabandeado
Celulares

Um em cada quatro celulares vendidos no Brasil no ano passado era contrabandeado

Newsletter