Cadastro

Central do CadÚnico no Recife registra longas filas nesta sexta mesmo após prazo ser prorrogado

Desavisada quanto à prorrogação do prazo, população enfrentou grandes filas para realizar e atualizar cadastros de benefícios

Movimentação de pessoas no CadUnicoMovimentação de pessoas no CadUnico - Foto: Arthur Mota

O Governo Federal estendeu, em trinta dias, o prazo de realização e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e pegou muita gente de surpresa. Com a população desavisada quanto à prorrogação do prazo, que estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (14), a  Central do CadÚnico no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, amanheceu com centenas de pessoas na fila aguardando atendimento.

A inscrição no CadÚnico é um dos critérios para a concessão de benefícios de programas sociais do governo federal às famílias de baixa renda, como o Auxílio Brasil.

Cerca de 600 fichas foram distribuídas nesta manhã, sendo 500 delas destinadas para o público geral e 100 para o público preferencial. No entanto o número de fichas não foi o suficiente para contemplar todas as pessoas que se dirigiram ao local e muitas ficaram de fora. 

Fila Cadúnico no RecifeFila do Cadúnico no Recife. Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Foi o caso de Erasmo Francisco, 52 anos, que tentou realizar seu cadastro pela terceira vez esta semana, mas não conseguiu chegar a tempo para garantir ficha. Desempregado, ele teve que voltar a pé para sua casa no Ipsep, na Zona Sul do Recife, por não ter como pagar a passagem de ônibus. “Vou ter que voltar para casa andando, fazer o quê? Muitas pessoas vão ter que voltar andando também. Estavam dizendo que podia chegar, que haveria ficha pra todo mundo, mas as pessoas chegam e passam por esse sofrimento”. 

De acordo com Geruza Felizardo, secretária Executiva de Assistência Social, o prazo vem sendo renovado já há alguns meses e é preciso que a população não deixe para o último dia. A Central do CadÚnico no Recife funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

Fila Cadúnico no RecifeFila do Cadúnico no Recife. Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Quem solicitar algum serviço no CadÚnico precisa se dirigir ao local agendado levando originais da Carteira de Trabalho, comprovante de residência, cartão de vacina e Identidade de todos os integrantes da família. Para quem tem crianças em casa, é necessário levar também a carteira de vacinação e comprovante de matrícula dos pequenos. 

Veja também

Brasil e outros 121 países fecham acordo para incentivar investimentos externos
Acordo

Brasil e outros 121 países fecham acordo para incentivar investimentos externos

FMI recomenda que Milei proteja os setores mais pobres da Argentina
Argentina

FMI recomenda que Milei proteja os setores mais pobres