A-A+

China vai manter política monetária 'prudente' em plena guerra comercial

A estabilidade cambial da moeda chinesa e as expectativas do mercado permanecem firmes, o que dá à segunda maior economia mundial a capacidade para enfrentar eventuais choques externos

Li Keqiang, primeiro-ministro chinês Li Keqiang, primeiro-ministro chinês  - Foto: Reprodução

O Banco Central da China indicou neste sábado (29) que vai manter sua política monetária prudente e neutra, assim como um amplo nível de liquidez em plena guerra comercial com os Estados Unidos. A estabilidade cambial do yuan (moeda chinesa) e as expectativas do mercado permanecem firmes, o que dá à segunda maior economia mundial a capacidade para enfrentar eventuais choques externos, afirmou a instituição, após uma reunião de política monetária, segundo a agência oficial Xinhua.

Diante das advertências sobre a grande dívida chinesa, o Banco Central anunciou que pretende manter um "crescimento razoável do crédito" e seguirá aprofundando as reformas financeiras. O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, reconheceu na semana passada que seu país vive "dificuldades acentuadas" para manter um crescimento estável, ante tempestade que enfrenta, pelas repercussões da guerra comercial com Washington.

Leia também:
China cancela visita a EUA e tensão comercial aumenta
EUA começam a aplicar tarifas sobre bens chineses
Trump ameaça impor mais tarifas em produtos da China
Trump vai sobretaxar mais US$ 200 bilhões em importações da China

 
A China enfrenta um importante desafio: o governo de Donald Trump anunciou na segunda-feira (24) tarifas de 10% sobre produtos chineses cuja importação aos Estados Unidos representam 200 bilhões de dólares por ano, o que se soma aos 50 bilhões de dólares em mercadorias que já são objeto de direitos de alfândega.

Veja também

Energia solar em casa ganha impulso com alta na conta de luz e home office
setor elétrico

Energia solar em casa ganha impulso com alta na conta de luz e home office

Programa treinee da Gerdau tem mais de 200 vagas abertas; veja como se inscrever
Blog dos Concursos

Programa treinee da Gerdau tem mais de 200 vagas abertas; veja como se inscrever