Economia

Com discurso de união, Temer se despede do Mercosul

Bloco econômico realizou última reunião do ano nesta terça

Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados AssociadosReunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados - Foto: Ministério das Relações Exteriores/Divulgação

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (18), ao participar da sessão plenária da 53ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Montevidéu, no Uruguai, que a ideia de fraternidade permeia a integração do bloco sul-americano.

“No caso particular do Mercosul, de pessoas que enaltecem a democracia, enaltecem os direitos individuais, os direitos humanos, o diálogo como sintoma de composição de interesses. E esta é a fraternidade que nós pudemos construir, penso eu, aqui no Mercosul”, afirmou.

Ao lembrar que é a última cúpula do bloco de que participa como presidente da República, agradeceu “a convivência fraterna” com os líderes do grupo, que reúne Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela, que está suspensa no momento.



Leia também:
Temer minimiza posição de Bolsonaro e pede mais abertura e integração do Mercosul
Temer participa em Montevidéu da Cúpula do Mercosul
Governo Bolsonaro não dará menos importância ao Mercosul, diz Aloysio
Governo Bolsonaro tornará mais difícil acordo entre UE e Mercosul, diz Merkel


“Recolocamos o bloco a serviço do crescimento de nossas economias, da geração de empregos em nossos países, da criação de oportunidades para todos. Afinal, recolocamos o bloco a serviço de nossos reais valores. Eu começo pelo plano econômico, porque nós, afinal, respondemos sempre com mais comércio e mais investimentos. Respondemos com mais integração, que é exatamente nisso que nós acreditamos”.

O encontro encerrou a presidência pro-tempore uruguaia do Mercosul, exercida durante o segundo semestre deste ano, que foi transmitida à Argentina. Em seu discurso, o presidente argentino, Mauricio Macri, pediu a seus pares que continuem apostando no Mercosul e defendeu “a restituição da democracia na Venezuela”.

Após ressaltar que a região enfrenta “uma crise humanitária”, Macri instou os países a unirem esforços imediatos para resguardar “os direitos de milhões de venezuelanos que escapam da fome, da violência, da falta de oportunidades e da dura repressão de seu próprio governo”.

Veja também

Wall Street fecha em alta após divulgação dos resultados de empresas
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta após divulgação dos resultados de empresas

Petróleo fecha em alta nesta terça-feira (23)
Petróleo

Petróleo fecha em alta nesta terça-feira (23)

Newsletter