Economia

Com novos recursos, Google Podcasts também é lançado para iOS

Aplicativo que reúne podcasts está de cara nova

Nova interface do Google PodcastsNova interface do Google Podcasts - Foto: Google/Divulgação

Em 2019, o Brasil entrou no top 3 dos países com maior crescimento no mercado de podcasts, ficando atrás apenas da Argentina, de acordo com pesquisa da Voxnest. Com maior fornecimento de conteúdo neste formato, empresas como o Google apostam no segmento. A gigante da tecnologia lançou na última quinta-feira (2) a nova versão do Google Podcasts, com nova interface e disponível também para o sistema iOS.

Lançado em 2018, o aplicativo ganhou novos recursos para facilitar que o usuário descubra podcasts de seus assuntos preferidos, criar sua lista de programas e ainda assinar e ver recomendações personalizadas de episódios.

Além desses novas funcionalidades, foi adicionado o recurso de suporte para assinaturas no Google Podcasts para Web. Isso permitirá que o usuário sincronize sua navegação entre dispositivos, independentemente da plataforma usada, e retome exatamente de onde parou.

“O Google Podcasts passou a fazer parte do nosso time de news. A ideia era melhorar. Víamos que a usabilidade estava crescendo, então resolvemos fazer melhorias no produto”, diz a diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes.

Andrea também explica o porquê da nova interface e a relação com o momento dos podcasts no Brasil em 2020. “Como a quantidade (de podcasts) tem crescido muito, fica difícil para as pessoas acharem o que elas mais gostam”, completa.

Leia também:

Google anuncia US$ 6,5 mi para agências de checagem e promete mais
Facebook e Google podem perder US$ 44 bi em publicidade por coronavírus
Cresce busca no Google por informações sobre cancelamento do Lollapalooza 

Para isso, o Google preparou novas funcionalidades. Repaginada, a interface de navegação do novo Google Podcasts está organizada em três categorias: Home, Explorar e Atividade.

A guia Home apresenta um feed de novos episódios e fornece acesso rápido aos programas em que o usuário está inscrito. Quando um episódio é selecionado, será possível ainda ver os tópicos abordados nele e passar facilmente para a Busca do Google para saber mais sobre o assunto.

Na guia Explorar, o “Para você” exibe novas recomendações de programas e episódios relacionados aos seus interesses e você pode navegar pelos podcasts populares em categorias como comédia, esportes e notícias. Essas recomendações personalizadas podem ser controladas nas configurações do Google Podcasts, diretamente na guia Explorar.

À medida que o usuário ouve e assina mais podcasts, a guia Atividade exibe seu histórico de episódios e downloads. Para cada programa inscrito, ele pode ativar o download automático ou notificações para quando novos episódios forem lançados.

Oferecendo suporte a ouvintes em mais plataformas, o Google Podcasts chega também para os usuários de iOS.

Veja também

ANP aprova prorrogação contratual de produção de campos petrolíferos
Petróleo

ANP aprova prorrogação contratual de produção de campos petrolíferos

Fila para perícia no INSS já passa de 1,09 milhão; médicos voltam ao trabalho na segunda (23)
Perícia médica

Fila para perícia no INSS já passa de 1,09 milhão; médicos voltam ao trabalho na segunda (23)