Com novos recursos, Google Podcasts também é lançado para iOS

Aplicativo que reúne podcasts está de cara nova

Nova interface do Google PodcastsNova interface do Google Podcasts - Foto: Google/Divulgação

Em 2019, o Brasil entrou no top 3 dos países com maior crescimento no mercado de podcasts, ficando atrás apenas da Argentina, de acordo com pesquisa da Voxnest. Com maior fornecimento de conteúdo neste formato, empresas como o Google apostam no segmento. A gigante da tecnologia lançou na última quinta-feira (2) a nova versão do Google Podcasts, com nova interface e disponível também para o sistema iOS.

Lançado em 2018, o aplicativo ganhou novos recursos para facilitar que o usuário descubra podcasts de seus assuntos preferidos, criar sua lista de programas e ainda assinar e ver recomendações personalizadas de episódios.

Além desses novas funcionalidades, foi adicionado o recurso de suporte para assinaturas no Google Podcasts para Web. Isso permitirá que o usuário sincronize sua navegação entre dispositivos, independentemente da plataforma usada, e retome exatamente de onde parou.

“O Google Podcasts passou a fazer parte do nosso time de news. A ideia era melhorar. Víamos que a usabilidade estava crescendo, então resolvemos fazer melhorias no produto”, diz a diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes.

Andrea também explica o porquê da nova interface e a relação com o momento dos podcasts no Brasil em 2020. “Como a quantidade (de podcasts) tem crescido muito, fica difícil para as pessoas acharem o que elas mais gostam”, completa.

Leia também:

Google anuncia US$ 6,5 mi para agências de checagem e promete mais
Facebook e Google podem perder US$ 44 bi em publicidade por coronavírus
Cresce busca no Google por informações sobre cancelamento do Lollapalooza 

Para isso, o Google preparou novas funcionalidades. Repaginada, a interface de navegação do novo Google Podcasts está organizada em três categorias: Home, Explorar e Atividade.

A guia Home apresenta um feed de novos episódios e fornece acesso rápido aos programas em que o usuário está inscrito. Quando um episódio é selecionado, será possível ainda ver os tópicos abordados nele e passar facilmente para a Busca do Google para saber mais sobre o assunto.

Na guia Explorar, o “Para você” exibe novas recomendações de programas e episódios relacionados aos seus interesses e você pode navegar pelos podcasts populares em categorias como comédia, esportes e notícias. Essas recomendações personalizadas podem ser controladas nas configurações do Google Podcasts, diretamente na guia Explorar.

À medida que o usuário ouve e assina mais podcasts, a guia Atividade exibe seu histórico de episódios e downloads. Para cada programa inscrito, ele pode ativar o download automático ou notificações para quando novos episódios forem lançados.

Oferecendo suporte a ouvintes em mais plataformas, o Google Podcasts chega também para os usuários de iOS.

Veja também

Presidente do BB nega interferência política e diz que fará gestão técnica
CARGO

Presidente do BB nega interferência política e diz que fará gestão técnica

Para teles, Anatel quer cobrar preço alto demais por licenças 5G
5G

Para teles, Anatel quer cobrar preço alto demais por licenças 5G