Economia

Comércio varejista cresce 0,3% de fevereiro para março

De fevereiro para março, cinco segmentos do comércio varejista tiveram crescimento no volume de vendas. A maior alta ocorreu no setor de combustíveis e lubrificantes (1,4%)

CNC projeta crescimento de 5,8% para o setor em 2019CNC projeta crescimento de 5,8% para o setor em 2019 - Foto: Arquivo / Agência Brasil

O comércio varejista brasileiro teve uma alta de 0,3% no volume de vendas na passagem de fevereiro para março. O resultado veio depois da queda de 0,2% de janeiro para fevereiro. O dado, da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), foi divulgado nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, também foram registradas altas nos outros quatro tipos de comparação temporal: média móvel trimestral (0,3%) em relação a março de 2017 (6,5%), acumulado do ano (3,8%) e acumulado de 12 meses (3,7%).

De fevereiro para março, cinco dos oito segmentos do varejo pesquisados pelo IBGE tiveram crescimento no volume de vendas. A maior alta ocorreu no setor de combustíveis e lubrificantes (1,4%).

Leia também:
Mercado mantém projeção de crescimento da economia em 2,75%
Vendas do varejo brasileiro caem 0,2% em fevereiro, diz IBGE


Outros números da pesquisa

As demais altas foram observadas nos setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%), tecidos, vestuário e calçados (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,1%)

Tiveram queda os segmentos de supermercados, alimentos e bebidas (-1,1%), livros, jornais e papelaria (-1,2%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-5%).

O varejo ampliado, que considera também veículos e materiais de construção cresceu 1,1% de fevereiro para março. Os veículos, motos e peças tiveram expansão de 2,9%. Já os materiais de construção mantiveram o volume de vendas de fevereiro.

A receita nominal do comércio varejista teve altas de 0,4% em comparação com fevereiro deste ano, de 0,1% na média móvel trimestral, de 7,1% na comparação com março de 2017, de 4,1% no acumulado do ano e de 3,1% no acumulado de 12 meses.

Veja também

Massa salarial alcança patamar recorde no trimestre até fevereiro, afirma IBGE
SALÁRIOS

Massa salarial alcança patamar recorde no trimestre até fevereiro, afirma IBGE

Ex-rei das criptomoedas é sentenciado a 25 anos de prisão por cometer "fraude da década"
criptomoedas

Ex-rei das criptomoedas é sentenciado a 25 anos de prisão por cometer "fraude da década"

Newsletter