Economia

Compra institucional de alimentos da agricultura familiar agora é lei em Pernambuco

Pelo menos 30% dos recursos destinados à aquisição de alimentos pelo Estado será utilizado na compra de produtos advindos da agroecologia

Agricultura familiarAgricultura familiar - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Alimentos produzidos em sistema de agricultura de base familiar e economia solidária farão parte das compras regulamentares do Governo de Pernambuco. Sancionada nesta quarta-feira (3), a nova lei cria o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF), com o objetivo de incluir o consumo de alimentos agroecológicos e e a geração de emprego e renda no campo. 

Pelo menos 30% dos recursos destinados à aquisição de alimentos pelo Estado será utilizado na compra de produtos advindos da agricultura familiar. O programa foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). 

Leia também:
Comissão da Alepe discutirá produção orgânica e agroecologia
Crise atinge a agricultura familiar em Pernambuco


A compra de produtos da agricultura familiar e social pelo Estado é uma reivindicação antiga das entidades ligadas à agroecologia em Pernambuco. O Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, uma organização não governamental que trabalha para promoção da agricultura familiar, publicou em seu Instagram: "Viva a agricultura familiar, as organizações não governamentais, movimentos sociais, pastorais sociais, universidades, organizações sindicais e redes que cumprem um papel fundamental na sociedade e no diálogo com o poder público na perspectiva de construir condições melhores para a população do campo e da cidade".

O PEAAF considera produtos agropecuários, extrativistas, produtos lácteos, resultantes da atividade pesqueira, in natura e beneficiados. Também se enquadram nessa categoria os artigos produzidos por agricultores familiares, pescadores artesanais, criadores de animais, povos indígenas, comunidades quilombolas e beneficiários da reforma agrária.

Para o governador Paulo Câmara, a lei é um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar. "Temos uma política pública vai ultrapassar Governos e vai se transformar uma política de Estado em favor do nosso povo. A prova disso foi à maneira como o projeto foi conduzido na Assembleia Legislativa e na escuta junto aos movimentos sociais. Agora cabe a todos nós fazer com que esse projeto seja sempre aprimorado, buscando alternativas para melhorar a condição daqueles que vivem na agricultura familiar”, destacou
O programa prevê três modalidades de compras institucionais: a Compra Institucional Direta, em que os alimentos são adquiridos pelo Governo do Estado por chamada pública ou dispensa de licitação; a Compra Institucional Indireta, na qual os fornecedores de alimentação preparada deverão incorporar entre os seus insumos gêneros alimentícios fornecidos pela agricultura familiar; e a Compra Direta com Doação Simultânea, onde os produtos adquiridos da agricultura familiar são destinados aos hospitais, escolas públicas, presídios estaduais, creches, instituições de amparo social, famílias em situação de vulnerabilidade e equipamentos de alimentação e nutrição.

Para acompanhar e monitorar as ações do programa será instituído o Comitê Gestor do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF), sendo 50% de seus membros representantes da sociedade civil e os outros 50% da administração estadual, cabendo à Secretaria de Desenvolvimento Agrário a coordenação-executiva do comitê gestor.

Veja também

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
BRASIL

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país
MUNDO GAMER

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país

Newsletter