Concurso selecionará projeto para instalar árvore solar com wi-fi e tomadas para o Jardim do Baobá

Concuso da Celpe escolherá projeto para instalar o equipamento; estudantes universitários e de cursos técnicos podem se inscrever

Estrutura semelhante a uma árvore será instalada no Jardim do Baobá; modelo já funciona no CearáEstrutura semelhante a uma árvore será instalada no Jardim do Baobá; modelo já funciona no Ceará - Foto: Divulgação/UECE

O Jardim do Baobá, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, ganhará uma árvore solar com tomadas para carregamento gratuito de celulares e internet wi-fi. O Concurso Árvore Solar 2018 para selecionar projetos de estudantes universitários e de cursos técnicos para implantar a estrutura de geração solar fotovoltaica semelhante a uma árvore é promovido pelas distribuidoras do grupo Neoenergia, entre elas a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

O equipamento de geração solar é uma composição vertical com placas fotovoltaicaspainéis solares usados para captar a energia do sol – dispostos de forma semelhante a galhos de uma árvore. Serão selecionados quatro projetos nos estados atendidos por empresas do grupo Neoenergia: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e municípios do interior de São Paulo. O primeiro colocado será premiado com uma viagem de três dias a Fernando de Noronha.

Leia também:
Energia solar atrai mercado financeiro
Energia solar: redução nos custos é aposta das empresas


Estudantes universitários dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil e Arquitetura serão aceitos, assim como alunos dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Eletrônica, e Controle e Automação.

Cada equipe deverá ter cinco estudantes de uma mesma instituição de ensino orientados por um professor. As inscrições das equipes estão abertas até o dia 30 de setembro e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected], conforme o edital.

Os trabalhos devem apresentar como requisitos fundamentais estruturas on-grid, com altura mínima de três metros da base da árvore até os módulos e potência de 2,5 a 3,3 quilowatt pico (kWp). Todos os demais critérios e orientações podem ser encontrados no edital. O resultado será divulgado até o dia 30 de novembro nos sites das companhias distribuidoras da Neoenergia.

Veja também

Idosos vacinados planejam retomar hábitos de consumo
Consumo

Idosos vacinados planejam retomar hábitos de consumo

Burocracia freia os negócios
Burocracia

Burocracia freia os negócios