Confiança do comércio sobe 1,2 ponto em outubro

Houve melhora na avaliação da situação atual, que pode ter sido influenciada pela liberação de recursos do FGTS

Comércio Comércio  - Foto: Reprodução/Internet

O Índice Confiança do Comércio (ICOM) teve alta de 1,2 ponto em outubro, divulgou nesta sexta (25) o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). O indicador foi calculado a partir de entrevistas com 851 empresas do setor entre os dias 1 e 23 de deste mês.

Com o avanço em outubro, o indicador subiu de 97,2 para 98,4 pontos, se aproximando do patamar de 98,7 em que estava dois meses atrás, antes da queda registrada em setembro.

Leia também:
Oferta de vagas no comércio para o Natal será a maior em seis anos
Outubro Rosa: avanços no tratamento reduzem complicações

Houve melhora na avaliação da situação atual, que pode ter sido influenciada pela liberação de recursos do FGTS e pela acomodação de expectativas, segundo o Ibre. O Índice de Situação Atual subiu de 92,1 para 95,1 pontos.

O Coordenador da Sondagem do Comércio, Rodolpho Tobler, espera que o final do ano mantenha um cenário de recuperação gradual da confiança, com a continuidade dos saques do FGTS e melhora no mercado de trabalho.

O outro componente do ICOM, o Índice de Expectativas, calculado a partir da previsão dos empresários para o futuro, seguiu caminho oposto e caiu de 102,5 para 101,9 pontos.

Veja também

Bolsa cai 2,65% após salto na inflação dos EUA
Mercado Financeiro

Bolsa cai 2,65% após salto na inflação dos EUA

Samsung lança nova geração de notebooks com upgrade na linha Book
Games e Tecnologia

Samsung lança nova geração de notebooks com upgrades