A-A+

Confiança empresarial sobe 1,5 ponto em dezembro, o maior nível do ano

Percepção de empresários sobre negócios tem maior patamar desde 2014

Trabalho em indústria Trabalho em indústria  - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Índice de Confiança Empresarial, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1,5 ponto em dezembro de 2019, para 97,1 pontos. Este é o maior nível do índice desde janeiro, fechando o ano com um saldo acumulado positivo em 1,2 ponto, em uma escala de zero a 200 pontos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2).

O levantamento mede a confiança dos empresários de quatro setores: indústria, serviços, comércio e construção.

Segundo a coordenadora das Sondagens da FGV/ IBRE, Viviane Seda Bittencourt, o ano de 2019 terminou com um resultado positivo para a confiança empresarial. “A percepção dos empresários sobre a situação atual dos negócios avançou para o maior patamar desde 2014, mas ainda abaixo dos níveis considerados “normais”.

“Já as expectativas se mantiveram em 100 pontos, com uma acomodação do comércio, pós liberação do FGTS, e um forte otimismo da construção. Os sinais são favoráveis para o ano de 2020, mas a continuidade da recuperação depende da redução da incerteza, que ainda se mantém em nível elevado, para que as empresas voltem a investir”, afirmou.

O índice que mede a percepção atual dos empresários subiu 1,7 ponto, para 94,5 pontos, o maior nível desde abril de 2014 (96,5 pontos). O Índice de Expectativas se manteve relativamente estável ao recuar 0,1 ponto, para 100,1 pontos, permanecendo em nível considerado neutro (nem pessimista nem otimista).

Leia também:
Setor industrial aponta para recuperação econômica
Confiança do Consumidor fecha 2019 com queda de 1,4 ponto, diz FGV

Em dezembro, houve melhora na confiança de todos os setores que compõem o Índice de Confiança Empresarial. A confiança da indústria subiu 3,2 pontos no mês e fechou o ano crescendo, em média, 1,5 ponto no quarto trimestre em relação ao trimestre anterior.

A confiança da construção, que vem aumentando desde o final do segundo trimestre de 2019 (à exceção de setembro), atingiu 92,3 pontos em dezembro, o maior nível desde junho de 2014 (92,9 pontos).

Veja também

Cresce preocupação com inflação e risco político em cenários de bancos, diz BC
Economia

Cresce preocupação com inflação e risco político em cenários de bancos, diz BC

Programa de estágio da Vivo abre 750 vagas; metade é para estudantes negros
Blog dos Concursos

Programa de estágio da Vivo abre 750 vagas; metade é para estudantes negros