A-A+

Consumidores acreditam em inflação de 5,4% nos próximos 12 meses

A pesquisa é da Fundação Getulio Vargas

Compras. Compras.  - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A expectativa mediana dos consumidores brasileiros para a inflação nos próximos 12 meses subiu para 5,4% na pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), realizada em maio. A taxa é 0,1 ponto percentual superior aos 5,3% registrados na pesquisa de abril.

O indicador acumula alta de 0,5 ponto percentual nos últimos três meses. A pesquisa é calculada com base em entrevistas com consumidores, que respondem à seguinte pergunta: “Na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses?”

Leia também:
Governo vai corrigir tabela do IR em 2020 pela inflação, diz Bolsonaro
Consumo de vinho cresce no Brasil


De acordo com a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt, o aumento da expectativa de inflação é resultado da percepção sobre o aumento de preços e da queda da confiança, influenciada pelo forte aumento da incerteza econômica.

Apesar disso, a FGV considera que os números são bastante moderados, em termos históricos, e são compatíveis com a inflação oficial, que acumula 4,94% em 12 meses, segundo dados de abril do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja também

Energia solar em casa ganha impulso com alta na conta de luz e home office
setor elétrico

Energia solar em casa ganha impulso com alta na conta de luz e home office

Programa treinee da Gerdau tem mais de 200 vagas abertas; veja como se inscrever
Blog dos Concursos

Programa treinee da Gerdau tem mais de 200 vagas abertas; veja como se inscrever