Contribuintes de Olinda têm até segunda para quitar IPTU em parcela única

Pagamentos em cota única podem 10% de abatimento. Parcelamento também deverá começar a ser quitado no dia 19 de fevereiro

Sítio Histórico de OlindaSítio Histórico de Olinda - Foto: Alfeu Tavares

Os contribuintes de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), devem quitar a cota única ou a primeira parcela do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) na próxima segunda-feira (19). Segundo informou a gestão, mais de 121 mil carnês do IPTU 2018 foram enviados por meio da Secretaria da Fazenda e Administração.

Leia também:
Prefeitura do Recife prorroga a data do pagamento da primeira parcela do IPTU
IPTU mais caro em alguns pontos do Recife


Contribuintes que quitaram o imposto até novembro do ano passado tiveram 30% de desconto na cota única; aqueles em débito que desejarem quitar à vista terão 10% de abatimento. Não será concedido desconto para os pagamentos efetuados em 10 parcelas.

Atualmente, quase 80% dos imóveis de Olinda têm algum débito com o IPTU, índice que cai para 59% quando analisados apenas os contribuintes inadimplentes com o imposto de 2017. 

Arrecadação
Para este ano, a Prefeitura de Olinda espera aumentar em, pelo menos, 9% a arrecadação do município através do IPTU em relação ao ano passado. Em 2017, a gestão municipal recolheu cerca de R$ 20 milhões com o pagamento do imposto predial referente ao ano em curso e mais R$ 4,5 milhões provenientes de parcelamento de débitos de anos anteriores. Esses valores são 9,2% maiores do que o arrecadado em 2016.

Negociações
O contribuinte em débito com o IPTU e outros tributos municipais pode negociar a dívida através do atendimento da Secretaria da Fazenda e Administração, na avenida Santos Dumont, 177, em Umuarama. O atendimento é das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. No local o contribuinte pode conseguir o perdão de multas, juros e até um parcelamento em 72 vezes.

Veja também

Pix terá serviço de cobrança semelhante a boleto
pix

Pix terá serviço de cobrança semelhante a boleto

Bolsa reage e volta a subir após quatro sessões de queda
BOLSA DE VALORES

Bolsa reage e volta a subir após quatro sessões de queda