Economia

Coronavírus derruba intenção de consumo das famílias, diz pesquisa

Índice cai 2,5% e tem o menor nível desde novembro de 2019

Movimento cai 50% no comércio do RecifeMovimento cai 50% no comércio do Recife - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 2,5% na passagem de março para abril. Com o recuo, o indicador foi para 95,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor nível desde novembro de 2019.

Segundo a CNC, a redução foi provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Essa foi a primeira medição do ICF desde o início das medidas de quarentena, em meados de março.

Leia também:
Endividamento das famílias chega a 66,6% em abril, diz CNC
Perspectivas de reativação econômica e de tratamento para coronavírus animam mercados

Em queda
“As famílias começaram a se revelar mais alertas em relação ao consumo em 2020. Essa insatisfação na expectativa de consumir em abril está ancorada na incerteza das consequências que a situação atual pode provocar nos indicadores econômicos deste ano”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Dos sete componentes da ICF, apenas o acesso ao crédito teve alta (0,7%). A perspectiva profissional manteve-se estável. Os demais componentes tiveram queda: emprego atual (-2,9%), renda atual (-2,1%), nível de consumo atual (-2,4%), perspectiva de consumo (-5,5%) e momento para a compra de bens duráveis (-5,9%).

Na comparação com abril de 2019, a queda da ICF foi menor (-0,6%). Dos sete componentes, quatro recuaram: emprego atual (-1,3%), perspectiva profissional (-4,2%), nível de consumo atual (-2,6%) e perspectiva de consumo (-4,9%). Três componentes tiveram alta: renda atual (0,3%), acesso ao crédito (8,2%) e momento para duráveis (2%).

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Fonte solar no Brasil já equivale a três hidrelétricas de Itaipu, diz Absolar
Hidrelétricas

Fonte solar no Brasil já equivale a três hidrelétricas de Itaipu, diz Absolar

Governo de Pernambuco firma acordos com província chinesa de Sichuan
Acordo

Governo de Pernambuco firma acordos de cooperação técnica com província chinesa de Sichuan

Newsletter