Economia

Covid-19: o grande acelerador do comércio online

Lojas DigitaisLojas Digitais - Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Enquanto as lojas demitem funcionários, as empresas do setor digital apresentam resultados extraordinários. A Covid-19 e o confinamento aceleraram a consolidação do comércio online, dentro de um modelo econômico obrigado a se adaptar com riscos para o emprego.

Há uma semana, o mundo assistiu um episódio que refletiu totalmente este paradoxo: em 18 de agosto a rede britânica de lojas Marks & Spencer anunciou a demissão de 7.000 funcionários, poucas horas antes de a gigante do comércio online Amazon informar a contratação de 3.500 pessoas nos Estados Unidos.

"Está muito nítido que a digitalização do comércio, apesar de já existir há muito tempo, se acelera bastante", observa Hervé Gilg, especialista em comércio de varejo na consultora empresarial Álvarez & Marsal. 

Isso beneficia as empresas que já realizam uma parte significativa de sua atividade online. A Amazon, por exemplo, dobrou seu lucro líquido no segundo trimestre. O Walmart, que apesar de não ser um ator unicamente online, soube se apoiar no impulso do comércio online nos Estados Unidos e nos incentivos do governo ao consumo, superando as expectativas do mercado.

"Indispensável estar presente" 
É muito simples: "O comércio online aumentou 41% em apenas três meses, contra um crescimento de 22% em 2020", explicou no final de julho a empresa especializada em estudos de mercado Kantar. 

"Na França, Reino Unido, Espanha e China, a parte de mercado passou de uma média de 8,8% para 12,4%". Na China, o comércio online já representa "um quarto dos gastos em produtos de grande consumo".

A evolução já estava em andamento antes de a Covid-19 impor novas regras à economia mundial. Mas a queda brutal da atividade como consequência do confinamento teve um "efeito de recorte muito importante para os comércios não-alimentícios mais dependentes de pontos de venda físicos", afirma Hervé Gilg.

Essa situação inédita "fez todos os atores do setor 'varejista' se conscientizarem que é indispensável estar presente na internet e ser o mais competitivo possível", considera por sua vez Stéphane Charvériat, diretor associado em Boston Consulting Group (BCG).

"Investimentos significativos" 
"É preciso evoluir, mas isso exige meios e investimentos significativos", alerta Charvériat, em um momento em que as empresas viram uma queda expressiva na receita.

As transformações também acontecerão sob a pressão de pesos pesados internacionais já bem estabelecidos online, como a Amazon. Por outro lado, a rede física pode se tornar uma fonte de lucro, estima Hervé Gilg. Os turistas internacionais, quando puderem voltar a viajar, vão querer visitar as lojas conhecidas. "A Apple mostrou muito bem o que a propaganda de uma loja pode fazer".

Veja também

Governo de Pernambuco firma acordos com província chinesa de Sichuan
Acordo

Governo de Pernambuco firma acordos de cooperação técnica com província chinesa de Sichuan

Alckmin: foi aprovado também o Proex Pré-embarque; medida atende indústria de defesa
Alckmin

Alckmin: foi aprovado também o Proex Pré-embarque; medida atende indústria de defesa

Newsletter