Cresça com o Google apresenta dicas para jornalistas

Publicadores podem produzir conteúdos diversos e interativos com as ferramentas da companhia, que realizou oficina no Recife

Cresça com o Google teve oficina para jornalistasCresça com o Google teve oficina para jornalistas - Foto: Google/Divulgação

É possível utilizar ferramentas gratuitas no Google para melhorar a qualidade das publicações, além de monetizar o conteúdo. O assunto foi o tema principal na oficina "Formação para Jornalistas", realizada nesta quarta-feira (14), no evento Cresça com o Google, no Centro de Convenções, em Olinda. 

A palestra, comandada pelo coordenador do Google News Lab, Marco Túlio Pires, teve como destaque a indicação de ferramentas de acesso amplo, mas que com refino, podem ser poderosas ferramentas para o bom jornalismo.

Da monetização de sites com o AdSense e o AdManager, até o combate às fake news, com conteúdos verificados em ferramentas como o buscador do Google e YouTube, os comunicadores têm um bom leque à disposição.

O fomento às estas boas práticas jornalísticas é um dos pilares do Google no Brasil atualmente. “A gente tem uma migração muito forte para o meio digital, então é meio difícil imaginar que o consumo de conteúdo continue analógico nos próximos anos. Então super importante do ponto de vista de estratégia dos produtores se envolver com o meio digital e é importante para os consumidores se familiarizar com essas ferramentas para encontrar este conteúdo”, explica Pires.

Lançado em 2018, o Google News Initiative foi um esforço da companhia para ajudar a jornalistas e veículos de comunicação. Inclusive, a empresa possui uma ferramenta gratuita com vídeo-aulas para quem quiser aperfeiçoar os trabalhos. A Central de Treinamento possui várias aulas desde fundamentos até jornalismo de dados, que você pode ter acesso clicando aqui

Leia também
Cresça com o Google debate mercado da tecnologia para mulheres
1º dia do Cresça com o Google apresenta ferramentas digitais para profissionais e estudantes
Exploração infantil também em debate no Cresça com o Google

Além do próprio site, separamos alguns dos recursos principais que você pode utilizar gratuitamente em seu blog, canal de vídeo, nativo digital e startups. Confira abaixo:

Google AdSense

Uma das ferramentas é o Google AdSense, recurso gratuito que permite janelas para anúncios em sites, blogs, revertendo as compras da publicidade para quem gere os veículos. Com ela, é possível ganhar dinheiro com anúncios direcionados pelo Google para o site, através de plugins que podem ser encontrados em plataformas como Wix, Wordpress, entre outros.

Google AdManager

Similar ao AdSense, o AdManager traz uma experiência de maior controle sobre qual tipo de propaganda aparecerá no site. Com ela, é possível filtrar se um anúncio de banco ou de um concorrente irá ser veiculado ou não.

Subscribe For Google

Outra ferramenta que facilita a vida, mas visando o consumidor de notícias é o Subscribe For Google. Com ele, é possível assinar conteúdos pagos de sites e portais com este tipo de modalidade com poucos cliques. Dados já utilizados no Google Pay serão utilizados para um pagamento mais rápido e continuidade na leitura.

Busca avançada

O recurso de busca do Google pode ser utilizado de maneira mais refinada, com poucos caracteres. Com a utilização de aspas, símbolo de subtração ou dois pontos, é possível dizer com exatidão que termo você quer que apareça nas buscas.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que permite o publicador ver quais assuntos estão sendo mais procurados no momento. Através dela, é possível pautar e escolher quais temas serão prioridade para produção, ou o que o público demanda naquele período.

Google Maps e Earth

Através do Maps e do Earth, é possível incorporar locais exatos às publicações, além de utilizar imagens de ruas e locais, traçando comparativos de antes e depois, inclusive. Outro recurso importante para realizar as publicações é o "Wayback Machine" do Google Earth. Com ele, é possível ver as diferentes imagens feitas para o Street View com o passar dos anos, através de uma linha do tempo. 

Verifique com o YouTube

Nem sempre um vídeo popular pode ser confiável. Para isso, o Google apresenta alguns recursos dentro do YouTube para verificação, como por exemplo, utilizar o "quadro a quadro", e ver com detalhes o processamento do vídeo. Além disso, é importante ver a quantidade de informações que o canal apresenta, na descrição e em outros locais ao redor da tela principal. 

Veja também

Material de construção some e empresários já veem atrasos em obras
Economia

Material de construção some e empresários já veem atrasos em obras

Mega-Sena sorteia neste sábado o prêmio acumulado de R$ 36 milhões
Sorteio

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 36 milhões