Alerta

Cuidado onde clica: golpe pede regularização do CPF por SMS e link rouba dados do cidadão

Golpe do CPF  Golpe do CPF  - Foto: Divulgação/Receita Federal

Um novo golpe chama a atenção das autoridades, que alertam para cuidados na hora de clicar em links. Dessa vez, os criminosos enviam um link malicioso para o cidadão, por meio de SMS, informando a necessidade de regularização do CPF. 

Quando a pessoa clica no link, os criminosos extraem informações pessoais. A Receita Federal do Brasil (RFB) afirma que o link não tem nenhuma vinculação com a entidade. 

O golpe é aplicado para extrair o número de CPF das vítimas para eventuais crimes financeiros. 
 

Orientação
Segundo a Receita, em caso de o CPF estar desregularizado, o cidadão pode entrar no site do órgão e acessar a aba "Meu CPF" e lá, encontrará toda a orientação de como regularizar a situação. 

Depois disso, é preciso clicar em “Consultar CPF” para ter conhecimento da situação cadastral. Será preciso informar o número do CPF e a data de nascimento. 

Segundo a RFB, o comprovante gerado não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF, limita-se tão somente a comprovar a situação cadastral no CPF.

Imposto de Renda
Caso o CPF esteja como pendente de regularização, por falta de entrega da Declaração do Imposto de Renda, é importante que o cidadão acesse o e-CAC da RFB, gerando um código de acesso e cadastrando uma senha, com a utilização dos números dos recibos de suas declarações anteriores de imposto de renda.
 

Veja também

Parlamento Europeu aprova novas regras para conter gastos públicos
europa

Parlamento Europeu aprova novas regras para conter gastos públicos

Previsão de alta do IGP-M no Focus do BC segue em 2,00% para 2024, mas sobe para 2025
ECONOMIA

Previsão de alta do IGP-M no Focus do BC segue em 2,00% para 2024, mas sobe para 2025

Newsletter