Demanda por bens industriais cresce 0,3% em outubro

Com o resultado, trimestre encerra com alta de 0,9%

O resultado superou o desempenho apresentado pela produção industrial, que registrou alta de 1,1%O resultado superou o desempenho apresentado pela produção industrial, que registrou alta de 1,1% - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A demanda por bens industriais avançou de 0,3% em outubro, na comparação com o mês anterior. É o que mostra o Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi puxado pelo crescimento de 0,8% na produção interna de bens industriais líquida de exportações, acompanhado de um recuo de 1% nas importações desses bens.

Com esse resultado, a demanda de outubro, que sucedeu queda de 2,4% em setembro, encerra o trimestre com alta de 0,9%, diz o Ipea.

Na comparação com o mesmo mês no ano passado, diz o Ipea, a demanda interna por bens industriais subiu 2,1% em outubro. O resultado superou o desempenho apresentado pela produção industrial, que registrou alta de 1,1%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de 12 meses, a demanda por bens industriais seguiu ritmo de crescimento mais intenso (4,3%) que o apresentado pela produção industrial (2,3%).

Leia também:
Imposto de importação aumenta custos de produtos nacionais, diz Ipea
Ipea revisa previsão de crescimento do PIB para 1,6%
Ipea confirma tendência ao desalento no mercado de trabalho

Veja também

Congressistas dos EUA debatem polêmica lei para regulamentar 'Big Techs'
Mundo

Congressistas dos EUA debatem polêmica lei para regulamentar 'Big Techs'

Sorteio da Quina de São João será neste sábado
Loteria

Sorteio da Quina de São João será neste sábado