Depois de dois trimestres de queda, investimentos voltam a subir

Recuperação do investimento é vista como principal caminho para a retomada do crescimento da economia brasileira

IBGE apontou recuperação nos investimentosIBGE apontou recuperação nos investimentos - Foto: Pixabay

Após dois trimestres de queda, os investimentos na economia brasileira voltaram a crescer. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a alta no segundo trimestre foi de 3,2% em relação ao trimestre anterior. No segundo trimestre de 2019, o PIB brasileiro avançou 0,4%, na comparação com o trimestre anterior.

A recuperação do investimento é vista como principal caminho para a retomada do crescimento da economia brasileira. Segundo o IBGE, o crescimento foi provocado por aumento nas importações e produção interna de bens de capital.

A construção também teve desempenho positivo, informou o instituto nesta quinta (29). Na comparação com o segundo trimestre de 2018, o investimento cresceu 5,2%. Em quatro trimestres, acumula alta de 4,3%. A taxa de investimento na economia subiu para 15,9% do PIB, contra 15,3% no mesmo período de 2018.

Leia também:
Jereissati diz que economia com a reforma da Previdência sobe para R$ 1 trilhão
Após ligeira melhora, expectativa sobre o PIB volta a sofrer queda
Bolsa Família reduziu 25% da taxa de extrema pobreza, aponta Ipea

A construção civil responde por cerca de metade do investimento. Segundo o IBGE, o setor teve crescimento de 1,9% em relação ao trimestre anterior, interrompendo uma série de 20 trimestres consecutivos de queda. Na comparação com o mesmo período de 2018, a alta é de 2%.

Outro setor importante para os investimentos, a indústria fechou o trimestre com alta de 0,7%. Foi a terceira queda consecutiva. O desempenho ainda sofre pressão negativa da indústria extrativa, que recuou 3,8% em relação ao primeiro trimestre, ainda impactada pela suspensão de operações da Vale após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG). Na comparação com o mesmo período de 2018, a queda é de 9,4%,

A indústria de transformação teve alta de 2% no trimestre, em comparação com os primeiros três meses do ano, informou o IBGE. A agropecuária manteve o ritmo de retração e registrou queda de 0,4% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o setor cresceu 0,4%.

Veja também

União Europeia quer que Mercosul assine compromisso com metas ambientais
economia

União Europeia quer que Mercosul assine compromisso com metas ambientais

Embaixador do Brasil nos EUA diz que decisão sobre 5G só sairá ano que vem
economia

Embaixador do Brasil nos EUA diz que decisão sobre 5G só sairá ano que vem