Tecnologia

Desafio Nova Economia tem prazo até dia 16 de agosto

Iniciativa da AD Diper, com coparticipação do Porto Digital, empresas privadas e instituições teve prazo prorrogado para receber mais propostas

Presidente do Porto Digital, Pierre LucenaPresidente do Porto Digital, Pierre Lucena - Foto: Divulgação

O prazo para inscrições do ‘Desafio OIL/AD Diper – Nova Economia’, foi prorrogado até o dia 16 de agosto. O programa é uma iniciativa que tem o objetivo de estimular o ecossistema de inovação em Pernambuco para encontrar seis soluções tecnológicas capazes de combater os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Cerca de 90 propostas já foram submetidas, e os interessados podem se inscrever no site da chamada (novaeconomia.portodigital.org). O resultado será divulgado até o dia 26 deste mês. 

A chamada é de iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), com a coparticipação do Porto Digital. Além disso, um grupo de cinco empresas vai fomentar o projeto, contribuindo com um aporte de R$ 400 mil para desenvolvimento dos seis produtos que serão selecionados no programa.  

O desafio está dividido em seis eixos prioritários: marketing e vendas; gestão de negócios; biossegurança; formação de pessoas; distribuição e logística e finanças e contratos. 

Podem participar qualquer empresa de tecnóloga ou pessoa física. As seis melhores ideias escolhidas vão receber aportes financeiros para viabilizar custos de desenvolvimento ou adaptação do projeto, para serem empregadas em um ambiente de convivência com a Covid-19. Além do aporte, serão feitas ainda rodadas de investimento e abertura de crédito para aceleração com os participantes. 

Entre as empresas contratadas pela AD Diper, para montar e gerir a chamada estão Grupo Moura, Grupo Cornélio Brennand, Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, AkzoNobel e Indorama Ventures Polímeros.

De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, são esperadas propostas de diversos segmentos, incluindo das universidades. “Nosso objetivo é levar soluções, primeiramente para governos, mas também para iniciativa privada através de chamadas no ambiente do porto e de fora. É aberta pra todo mundo, para pesquisadoras. A chamada tem o objetivo trazer pessoas da academia, grandes produtos saem de teses, doutorados. Precisamos do máximo de engajamento, para trazer inovação para Pernambuco”, disse. 

Veja também

Covid-19: pesquisa revela que 47,5% das pessoas temem viajar de avião
Aviação

Covid-19: pesquisa revela que 47,5% das pessoas temem viajar de avião

Europa estuda fatiar acordo com Mercosul para facilitar aprovação
Economia

Europa estuda fatiar acordo com Mercosul