Desburocratização

Desburocratizar para vender mais: a simplificação dos processos nas empresas

Agilizar e facilitar as relações negociais tornaram-se diferenciais de vendas para as empresas

Foto: Divulgação/ Pixabay

Em um momento de instabilidade financeira como o do cenário atual, devido aos impactos da Covid-19, algumas atitudes podem significar a sobrevivência das empresas brasileiras. Desburocratizar pode ser a palavra-chave para que os empreendimentos atraiam clientes. Investir em praticidade e na modernidade dos processos economiza tempo e pode fechar contratos mais rapidamente aumentar o lucro.

O advogado Carlos Pinto, idealizador da Carlos Pinto Advocacia Estratégica, acredita que a tecnologia e a inovação são os diferenciais para alavancar os negócios. “Nós pregamos um modelo ágil, que é o das empresas de tecnologia, onde não tem aquele processo de industrialização, mas a capacidade de criação individual de cada um”, detalha Carlos Pinto. Para facilitar o processo, ele defende uma linguagem mais dinâmica e simples para desburocratizar as informações presentes nos contratos e agilizar as vendas.

“Quanto mais velocidade você puder trazer para uma relação negocial, maior probabilidade de fechamento você terá, porque o tempo é a unidade mais escassa que existe hoje no mundo. Se o cliente pega um contrato jurídico, não entende 70% dele, a pessoa vai precisar de outro advogado para ter certeza daquilo que a empresa está escrevendo e que está prometendo vender”, explica Carlos Pinto.

Divulgação/ Carlos Pinto Advocacia Estratégica

“Em vez de tratar de linguagens jurídicas, você pode fazer um contrato que qualquer pessoa tenha a capacidade de entender o que está escrito e assinar. Isso é possível com o uso de alguns métodos, como a maneira que você transforma a escrita e também como você usa as ilustrações, como por exemplo um ícone para dizer que aquilo é uma penalidade, o desenho de dois bonequinhos para mostrar o contratante e o contratado. Isso é enxergar uma forma mais rápida de fazer a mesma coisa, mas tirando do caminho aquilo que não importa”, complementa.

O empreendimento em construção Aldeia Smart Concept, localizado em Aldeia, com investimento total de R$ 40 milhões, é apontado como exemplo. Para os contratos entre o condomínio e os compradores, uma linguagem mais transparente foi utilizada.

“O juridiquês é bonito para ver, mas o cliente pode se sentir acuado por não entender. Inclusive, estamos colocando a característica de língua design no contrato para ficar mais claro ainda. Tem algumas coisas que por lei a gente não pode mexer, mas o juridiquês a gente diminuiu bastante, para qualquer pessoa que leia entenda, não só advogados”, exemplifica o empresário Rildo Freitas.

Empresário Rildo Freitas/ Emmanuel Damásio

Para diminuir a burocracia e simplificar a relação existente também entre cidadãos e empresas perante os órgãos da administração pública, a ‘Lei da desburocratização’, nº 13.726, foi criada em 2018 no Brasil. “A lei veio para facilitar algumas coisas como abertura e fechamento de empresas, mas no âmbito dos cartórios, por exemplo, ela não teve tanto impacto”, finaliza Carlos.

Além de desburocratizar a relação entre empresa e cliente, a necessidade que os empresários entendam o que está sendo pago mensalmente, através dos impostos, também é um meio de alavancar os lucros e evitar o pagamento de valores de forma errônea.

“O empresário se dedica às vendas, produções e negligencia os aspectos tributários e, por consequência desse cenário, sangra o caixa da empresa. A partir do momento que o empresário paga mais impostos que deveria, está desfalcando o caixa da empresa de forma desnecessária. Os recursos seriam muito melhor utilizados em ações, novos projetos e outras atividades que trazem mais resultados para as empresas”, afirma o consultor tributário, especialista em recuperação de impostos da Prime Work Consultoria, Henrique Knecht.

De acordo com dados do Impostômetro, 90% das empresas pagam seus impostos indevidamente ou a maior e não sabem disso. Para a felicidade do empresário, existem maneiras de reaver o dinheiro pago de forma exacerbada.

“É muito recomendado que as empresas façam uma revisão tributária, para descobrir se está pagando a maior e, se tiver pagando algo a maior ou indevido, existe a possibilidade de recuperar os últimos 60 meses (5 anos), e de uma forma rápida, administrativa, não judicial.  Esse é um dinheiro novo no caixa da empresa, e que para alguns empresários pode ser a diferença da sobrevida ou não e para empresas financeiramente mais saudáveis pode ser um recurso para novos investimentos”, complementa Henrique.

Divulgação/ Prime Work Consultoria

Veja também

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido
TECNOLOGIA

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido

13º salário do INSS: aposentados e pensionistas começam a ser receber; veja calendário 2024
BRASIL

13º salário do INSS: aposentados e pensionistas começam a ser receber; veja calendário 2024

Newsletter