Oportunidade

Desconto no IPTU 2022 do Recife já pode ser solicitado; saiba como

IPTUIPTU - Foto: Flavio Japa/Arquivo Folha

Os contribuintes recifenses que desejarem pagar o IPTU de 2022 com descontos devem se preparar neste mês. É que até o dia 30 de novembro é preciso ficar adimplente com o tributo municipal para poder ter acesso às possibilidades de abatimento.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Finanças, oferece dois benefícios no IPTU: 10% de desconto no pagamento em cota única e redução de até 50% no valor de um imóvel a partir dos créditos gerados pela inclusão do CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).

Para ter direito aos abatimentos, o imóvel deve estar adimplente. Através do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), a prefeitura está oferecendo descontos de até 100% nos juros e nas multas dos débitos com o tributo. O contribuinte é considerado adimplente se pagar o débito em cota única ou se pagar a primeira parcela da negociação.

Descontos no IPTU 2022

Ao confirmar a resolução da dívida com o imposto de meses anteriores, a pessoa pode aderir aos benefícios de descontos do IPTU 2022. A primeira possibilidade é utilizar os créditos que são gerados quando o contribuinte informa o CPF na NFS-e ao adquirir serviços no Recife. Ele recebe um crédito de 30% do valor pago do Imposto Sobre Serviço (ISS). Assim, pode fazer o direcionamento desses créditos para abatimento

O crédito é gerado automaticamente quando o contribuinte informa seu CPF em vários estabelecimentos, como academias, hotéis, faculdades, salões de beleza e hospitais. Ele é gerado pelas notas fiscais emitidas até 31 de outubro de 2021. O contribuinte pode acessar o site nfse.recife.pe.gov.br para consultar seu crédito. Caso não tenha cadastro, é possível fazer pela própria plataforma.

“No mesmo site, o contribuinte pode indicar o imóvel que receberá o desconto gerado pelos créditos. Cada imóvel pode receber até 50% de desconto. Caso o contribuinte ainda tenha mais crédito, ele pode indicar outro imóvel ou guardar para o próximo ano, já que é válido por até cinco anos”, explicou a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

No mês de janeiro, quando o boleto do IPTU estiver disponível, ele já estará no valor do abatimento do crédito. Ainda há outra possibilidade: se o contribuinte optar por pagar o imposto de 2022 em cota única até o dia 10 de fevereiro, ele ainda receberá 10% de desconto. “Mesmo se ele não tiver crédito gerado pela NFS-e, ele também poderá receber os 10% de abatimento nas condições de pagamento em uma única vez”, complementou a secretária.

Para aderir ao PPI

Através do portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br) ou pelo aplicativo Conecta Recife, o contribuinte inadimplente pode negociar o pagamento do tributo. Além de até 100% de desconto em juros e multas, é possível parcelar em até 96 vezes. Através do site, ainda é possível marcar atendimento presencial das 8h às 15h ou por chamada de vídeo.

Veja também

Preço do petróleo atinge máximo em 7 anos por tensões na oferta e riscos geopolíticosPetróleo

Preço do petróleo atinge máximo em 7 anos por tensões na oferta e riscos geopolíticos

Empresa abre mais de 90 vagas de emprego para a área de tecnologia; veja como se inscreverOPORTUNIDADE

Empresa abre mais de 90 vagas de emprego para a área de tecnologia; veja como se inscrever