Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Balança comercial

Desempenho da balança comercial continua próximo de previsão, avalia MDIC

Brandão destacou que os resultados estão dentro do esperado

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e ServiçosMinistério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Foto: Gabriel Lemes / Mdic

O diretor de Planejamento e Inteligência Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Herlon Brandão, disse nesta quinta-feira (05), que o desempenho da balança comercial está em linha com as previsões da pasta, o que significa que o saldo do ano pode ficar em linha com o esperado.

"Tanto a exportação, quanto a importação, até agora, estão desempenhando um pouco abaixo do previsto, então o saldo pode ser que tenha uma variação proporcional, então o saldo pode ser que dê o previsto", ele disse, durante uma entrevista coletiva para comentar os números de agosto, divulgados nesta quinta pelo MDIC.

Brandão destacou que os resultados estão dentro do esperado, com crescimento de 1,1% nas exportações, no acumulado do ano, e de 6,6% nas importações.

O MDIC espera que, em 2024, as exportações avancem 1,7% e as importações, 10,6%.

O diretor afirmou que uma eventual desaceleração da economia mundial pode levar a uma exportação abaixo do previsto, mas ressaltou que não há como os modelos capturarem isso. "E, do lado da importação, se o PIB, a demanda, continuar a se acelerar, pode ser que aumente mais a importação", disse.

Veja também

Newsletter