Desemprego

Desemprego bate novo recorde e chega a 14,6% no 3º trimestre no País

Agência do TrabalhoAgência do Trabalho - Foto: Léo Malafaia

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em setembro atingiu o patamar recorde de 14,6%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta (27). É a maior marca da série histórica da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, que calcula a desocupação oficial do país e teve início em 2012.

Em termos absolutos, são 14,1 milhões de pessoas em busca de uma vaga de trabalho. Em comparação com o segundo trimestre, houve um aumento de 1,3 milhão de pessoas nessa categoria.

A alta representa um aumento de 10,2% frente ao trimestre anterior e de 12,6% em relação mesmo trimestre de 2019, quando 12,5 milhões declararam estar em busca de colocação.

Setembro também foi o primeiro mês em que o novo valor do auxílio emergencial, reduzido para R$ 300, começou a vigorar. Em agosto, segundo especialistas, a proximidade do fim do benefício já pressionava a taxa de desemprego no país.


O mercado de trabalho sofre o baque dos efeitos da pandemia de Covid-19 que eclodiu em março no Brasil. As medidas adotadas para evitar a disseminação da doença impuseram o fechamento de comércio e serviços, setores que mais empregam na economia brasileira.

O pagamento do auxílio emergencial, destinado sobretudo a trabalhadores informais que perderam sua fonte de renda no período, também ajudou a segurar a pressão sobre as vagas.

Com a reabertura da economia nos últimos meses e a redução do benefício, aumenta a procura por postos de trabalho, o que faz a taxa de desemprego subir.

O IBGE só considera desempregado quem está em busca de uma ocupação.
 

desempregoGráfico mostra a taxa de desemprego em todo o País e a média nacional (Arte: Divulgação/IBGE)

Desemprego em Pernambuco chega a 18,8% e iguala pior média histórica 
Com 18,8% de desocupação no 3º trimestre de 2020, Pernambuco igualou a pior média histórica, registrada no 2º trimestre de 2017. 

O levantamento mostra que houve um aumento de 3,8 pontos percentuais em comparação ao trimestre anterior (abril, maio e junho), quando a taxa no Estado era de 15%.

Os índices consideram a população na força de trabalho com 14 anos ou mais de idade.

No recorte nacional, Pernambuco aparece em quinto lugar entre os estados do País. À frente estão Bahia (20,7%), Sergipe (20,3%), Alagoas (20,0%) e Rio de Janeiro (19,1%). A média nacional é de 14,6%. No trimestre anterior, o Estado era a nona unidade da federação com maior índice de desemprego.

Ao todo, dez estados apresentaram alta no desemprego - Pernambuco teve o segundo maior crescimento percentual, empatado com o Amapá, com 3,8 pontos percentuais cada. Apenas a Paraíba, com 4 pontos percentuais supera nesse recorte.

Segundo o IBGE, 684 mil pessoas de 14 anos ou mais procuraram emprego no Estado entre julho, agosto e setembro, mas não encontraram. Os meses da pesquisa são quando as medidas de distanciamento social da pandemia de Covid-19 começaram a ser flexibilizadas.

No 2º trimestre de 2020, eram 533 mil pessoas na mesma situação, o que equivale a uma variação de 28,3%. Ao todo, 151 mil postos de trabalho que deixaram de ser ocupados.

“O aumento na taxa de desocupação tem dois componentes que devem ser considerados. Um deles é o contingente da força de trabalho que estava ocupado no trimestre anterior e perdeu seu posto. O outro é a parcela da população que já estava desocupada, mas não buscou ocupação por conta da pandemia”, avalia a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita.

"Com a retomada das atividades econômicas, esses trabalhadores se sentiram estimulados a buscar novas oportunidades no mercado", completou a gerente.

Veja também

Lula diz que Petrobras tem ''crise de crescimento'' e diz que desentendimentos fazem parte
ESTATAL

Lula diz que Petrobras tem ''crise de crescimento'' e diz que desentendimentos fazem parte

''Tenho toda paciência do mundo'', diz Lula sobre troca do comando do Banco Central
MANDATO

''Tenho toda paciência do mundo'', diz Lula sobre troca do comando do Banco Central

Newsletter