Economia

Desemprego recua para 12,1% no trimestre encerrado em agosto

Número de empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada, de 33 milhões, ficou estável na comparação com o trimestre anterior

Após 20 anos, mulher assume presidência da Associação dos juízes do trabalhoApós 20 anos, mulher assume presidência da Associação dos juízes do trabalho - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A taxa de desemprego no país recuou para 12,1% no trimestre encerrado em agosto, contra 12,7% nos três meses até maio, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (28).

Em relação ao mesmo período de 2017, quando a taxa chegou a 12,6%, também houve queda, segundo a Pnad Contínua, pesquisa que contabiliza trabalho formal e informal no país.

A população desocupada -pessoas que não tinham trabalho, mas estavam procurando- somou 12,7 milhões, uma queda de 4% na comparação com o trimestre anterior e de 3,1% sobre 2017.

Leia também:
Desemprego derruba arrecadação da Previdência em R$ 15 bilhões
Desemprego vai a 12,3% no trimestre encerrado em julho, aponta IBGE


A população ocupada chegou a 92,1 milhões e cresceu 1,3% em relação ao trimestre anterior e 1,1% sobre o ano passado. O número de empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada, de 33 milhões, ficou estável na comparação com o trimestre anterior. Sobre o trimestre encerrado em agosto de 2017, no entanto, houve variação negativa de 1,3% (- 444 mil pessoas).

O emprego sem carteira também ficou estável em 11,2 milhões em relação ao trimestre anterior, mas subiu 4% (mais 435 mil pessoas) sobre os três meses equivalentes de 2017. A categoria dos trabalhadores por conta própria (23,3 milhões) cresceu 1,5% em relação ao trimestre anterior e 1,9% ante 2017.

Veja também

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE
Mercosul

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE

Wall Street fecha em alta após divulgação dos resultados de empresas
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta após divulgação dos resultados de empresas

Newsletter