Economia

Desenvolve.Aí! incentiva interação entre startups e indústria

O programa foi divulgado durante o Mangue.bit?-?Conferência Nordestina? de? Startups? e? Empreendedorismo

Segundo Jaime Alheiros, uma grande curadoria será realizadaSegundo Jaime Alheiros, uma grande curadoria será realizada - Foto: Eduardo Cunha/CCQ

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) divulgou ontem um novo programa de inovação, o Desenvolve.Aí!, para incentivar a relação entre empresas do segmento e indústrias instaladas em Pernambuco. O projeto pretende fortalecer o ecossistema e melhorar a competitividade das empresas, e será feito por meio de ciclos de inovação aberta, atendendo as demandas das indústrias.

O programa foi divulgado durante o Mangue.bit‌-‌Conferência Nordestina‌ de‌ Startups‌ e‌ Empreendedorismo. O Desenvolve.Aí! será dividido em etapas, onde serão feitas a identificação das empresas e os desafios propostos, o mapeamento de startups, grupos de pesquisa, empresas tecnológicas e instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICTs), apresentação de empresas de tecnologia para os investidores através de encontros, workshops, a validação do comitê Inovar-PE. A última fase é a da contratação e desenvolvimento do projeto. O programa da AD Diper é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Porto Digital.

De acordo com o diretor de fomento e inovação, Jaime Alheiros, o projeto vai começar a funcionar em outubro, com o processo de mapeamento já em ação. “O mapeamento já inicia no próximo mês, com os atores do ecossistema de inovação, e vamos ver as empresas de maior porte e startups que atuam em Pernambuco. Todo mundo vai poder participar. É um processo inclusivo, orientado para a satisfação do empresário”, destacou.

Leia também:
Palco Frei Caneca FM, mais uma vez, abre para a música regional no Rec'n'Play
Google lança curso online para capacitar profissionais de tecnologia  


Jaime explica que o papel da AD Diper no programa será de articular a negociação e buscar projetos para que as indústrias e startups tenham um melhor desempenho no Estado. “Vamos entender o problema da empresa e trazer isso para um provedor de solução tecnológica. É uma grande curadoria para integrar o máximo de soluções nos problemas apresentados. O papel da AD Diper será o de engajar a indústria e chamar o ambiente de inovação para resolver os problemas propostos. A startup pode chegar somente com a ideia. Se a indústria quiser, pode chegar com o investimento juntamente com o centro de pesquisa”, disse Alheiros.

Segundo o analista de inovação do Porto Digital, Miguel Gaia, o parque tecnológico vai atuar para a criação e fomento das startups. “O papel do Porto é de apoiar qualquer projeto que seja relevante do ponto de vista econômico e que fomente o empreendedorismo. Vamos resolver um drama que a grande indústria tem com problemas relevantes para serem resolvidos, mas eles não conseguem nem sabem reconhecer a dificuldade. Vamos trazer soluções e ideias que sejam uma solução de mercado, criando até uma nova startup”, apontou.

Veja também

"Estamos trazendo a inflação para a meta com grande sucesso", diz Campos Neto
Banco Central

"Estamos trazendo a inflação para a meta com grande sucesso", diz Campos Neto

Ouro fecha em alta e renova recorde histórico
MERCADO

Ouro fecha em alta e renova recorde histórico

Newsletter