Pesquisa

Desigualdade social preocupa mais CEOs no Brasil do que na média global, diz PwC

De acordo com a pesquisa, 38% dos executivos no país veem a desigualdade social como ameaça ao crescimento da receita

DesigualdadeDesigualdade - Foto: Pixabay

 A desigualdade social preocupa duas vezes mais os executivos brasileiros do que na média global, segundo levantamento da PwC, empresa de consultoria e auditoria. De acordo com a pesquisa, 38% dos executivos no país veem a desigualdade social como ameaça ao crescimento da receita, enquanto esse percentual é de 18% na média global.

Para os CEOs brasileiros, a desigualdade social pode impactar negativamente as empresas tanto na venda de produtos e serviços (58%) quanto na atração e retenção de talentos e competências essenciais (60%).

Carlos Coutinho, sócio da PwC, lembra que a desigualdade social no país é historicamente alta e que a indústria de consumo é a que mais sente os impactos do desequilíbrio do nível de renda.

Em meio à pandemia, inclusive, o aumento do desemprego e a queda da renda do trabalho ao menor patamar histórico elevou a preocupação da população e dos executivos, avalia:

— Pressões de renda e instabilidades em relação ao comportamento da macroeconomia implicam em incertezas grandes do ponto de vista da indústria de consumo. E a desigualdade social, que se agravou nesse período, fez deslocar mais ainda essa preocupação que já era alta do Brasil em relação ao global.

Ele continua:

— Há um fosso grande do ponto de vista da renda e do consumo que foi agravado pelo ano de 2020, onde ocorreu uma recessão, e o crescimento de 2021 não recuperou essas perdas. Aliado a isso, tem um fosso digital que atrapalha a capacidade do indivíduo de baixa renda de se engajar com o futuro. A desigualdade social é um elemento importante.

A instabilidade macroeconômica também é vista como ameaça por 69% dos executivos no país, enquanto no restante do mundo a média chega a 43%. Globalmente, as duas maiores ameaças apontadas pelos CEOs são os riscos cibernéticos (49%) e os riscos à saúde (48%).

O levantamento também mostrou o compromisso das empresas de zerar emissões ou neutralizar suas emissões de carbono, tema que faz parte da agenda ESG (questões ambientais, sociais e de governança) e que tem ganhado espaço nas corporações.

No Brasil, 27% dos CEOs entrevistados afirmam que suas empresas assumiram compromissos net zero, enquanto esse percentual é de 22% no mundo. Quando se trata de carbono neutro, os percentuais são de 31% a nível Brasil e 26% a nível global.

De acordo com a pesquisa, as empresas do setor ligado ao consumo estão à frente da média nacional quando se trata da preocupação com as emissões.

Cerca de 34% dos executivos brasileiros do setor de consumo afirmaram ter algum compromisso net zero e 45% se comprometeram com metas carbono neutro.

A PwC também divulgou recentemente a posição do Brasil no ranking que mostra interesse em fazer negócios com o país, onde o país caiu da terceira para a décima posição entre 2013 e 2022.

A pesquisa ouviu mais de 4.400 mil executivos em 89 países. Os números globais e regionais do relatório são ponderados de acordo com o PIB dos países a fim de garantir que as opiniões dos CEOs sejam representadas de maneira equilibrada em todas as principais regiões.

Veja também

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados
energia

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Samsung libera os recursos de IA para novos dispositivos da linha Galaxy nesta sexta (29)
TECNOLOGIA

Samsung libera os recursos de IA para novos dispositivos da linha Galaxy nesta sexta (29)

Newsletter