Desorganização no Rec'n'Play gera lotação e frustra público inscrito nas atividades

Modelo de inscrição sugeria garantia de vaga, porém, na prática, a medida não funcionou e algumas pessoas inscritas não conseguiram entrar nas atividades do Rec'n'play

Organizador do Rec'n'Play tenta explicar para o público inscrito que não poderão assistir à palestraOrganizador do Rec'n'Play tenta explicar para o público inscrito que não poderão assistir à palestra - Foto: Folha de Pernambuco

Após a abertura formal, o Recife dá início a partir desta quarta-feira (7) ao Rec’n’Play. O festival reúne palestras, oficinas, exposições, workshops, mesas redonda e até shows. No entanto, parte do público inscrito não conseguiu acompanhar as atividades por falta de comunicação e organização do evento.

O problema foi gerado entre o método online de inscrição para participar do Rec’n’Play e o modo de ingresso nas atividades. O procedimento de cadastro no evento deve ser realizado a partir do site oficial. Após registrar informações pessoais, a etapa que se segue é para selecionar quais as palestras específicas de interesse. O site não admite cadastro em palestras simultâneas, para evitar que o interessado não se abstenha. E ainda exibe o limite de inscritos.

Na teoria, tudo parecia funcionar perfeitamente. A estudante Hadassah Carneiro se inscreveu na oficina Cidades Inteligentes e Políticas Públicas, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, e chegou com 20 minutos de antecedência mas não conseguiu entrar por excesso de público. “Eu fiz tudo que mandava no site, na pré-inscrição, cheguei mais cedo e, aqui, recebi a informação que havia esgotado”, relatou.
No local, um dos orientadores informou que a inscrição no site não funciona efetivamente para as atividades específicas, apenas para o evento. E, uma vez credenciado, o interessado pode tentar participar de qualquer palestra por ordem de chegada, o que teria gerado a lotação de alguns espaços com maior procura.

Nesta quarta, o evento teve início às 8h (horário do Recife). Por volta das 14h, os organizadores do evento mandaram informativos por e-mail para os inscritos alertando sobre a necessidade de chegar cedo nas atividades para garantir vaga, porém sem instruir devidamente como funciona.

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a assessoria de comunicação do Rec´n´Play. Em nota oficial (confira na íntegra abaixo), foi esclarecido que a inscrição garante a participação no festival, mas não a reserva da vaga.

Problema em voo 

À tarde, devido a um problema no voo de um dos palestrantes, uma outra palestra foi cancelada. O tema era "O desafio de trabalhar com maquiagem efeitos especiais no cinema, um estudo de caso (HBO, Netflix)". Na porta do auditório do Cais do Sertão, onde a palestra ocorreria, o público inscrito reclamava. O palestrante informou que fará a apresentação ao vivo pela internet.

Perdidos no bairro
Também houve queixas quanto à localização do evento. Isso porque apenas no fim da tarde foi instalada a sinalização, com placas indicando os pontos do Bairro do Recife onde as palestras ocorrem.

Nota oficial:
As inscrições no REC'n'Play garantem a participação no festival, mas a seleção das atividades no site não garante a reserva de vaga - já que as atividades estão sujeitas a lotação do espaço onde são realizadas e o festival tem como norte a participação inclusiva e democrática de todos. Essas informações estão disponíveis na seção de perguntas e respostas (FAQ) do site oficial do evento e foram reforçadas em comunicação com os participantes em contato direto e por meio de redes sociais.

A lotação é um reflexo do sucesso do REC'n'Play 2018 e, por isso, recomendamos aos participantes que cheguem nas atividades 30 minutos antes do horário previsto para o início das mesmas. Além disso, todas as palestras de um dos principais ambientes do festival, o auditório da Jump, serão transmitidas ao vivo na fanpage do REC’n’Play.

Veja também

Auxílio emergencial: Caixa libera saque para nascidos em agosto
CALENDÁRIO

Auxílio emergencial: Caixa libera saque para nascidos em agosto

Atividade econômica tem alta de 0,59% em novembro, diz Banco Central
REAÇÃO

Atividade econômica tem alta de 0,59% em novembro, diz Banco Central