Economia

Discurso do desmatamento é mecanismo europeu para criar barreiras ao Brasil, diz Onyx

Na avaliação de Lorenzoni, como o controle acabou com essa questão, hoje há a busca por outra alternativa para impedir o avanço brasileiro

Ministro da Casa Civil, Onyx LorenzoniMinistro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta quinta-feira (22) que o discurso de países europeus sobre o desmatamento na Amazônia é uma política para criar barreiras ao Brasil.

"Os europeus usam a questão do meio ambiente por duas razões: a primeira para confrontar os princípios capitalistas. Porque desde que caiu o muro de Berlim e desde que a União Soviética fracassou, umas das vertentes para qual a esquerda europeia migrou foi a questão do meio ambiente. E a outra coisa é para estabelecer barreiras ao crescimento e ao comércio do Brasil de bens e serviços."

A jornalistas, após o evento "Brasil de Ideias", realizado pela primeira vez em São Paulo pelo Grupo Voto, o ministro afirmou que nos anos de 1980,1990 e 2000, a febre aftosa foi utilizada como um instrumento de proteção mundial para evitar exportações de carne e de grãos brasileiros.

Leia também:
Salles diz que relacionar céu escuro em SP a queimadas na Amazônia é 'fake news'
Desmatamento cresce 15% nos últimos 12 meses, diz ONG

Na avaliação de Lorenzoni, como o controle acabou com essa questão, hoje há a busca por outra alternativa para impedir o avanço brasileiro.

"Só no vinho, os europeus gastam 1,4 bilhão de euros por ano para dar sustentação a produção europeia. Por que eles têm tanto interesse em criar dificuldades ao Brasil? O Brasil é o grande competidor em commodites, em bens minerais e é o último grande depósito da humanidade em biodiversidade", disse.

"O Brasil é um país que cuida muito bem do seu meio ambiente. Nós não precisamos de lição de ninguém."

Sobre a aprovação de medida provisória (MP) da Liberdade Econômica, ocorrida nesta quarta-feira (21) no Senado, Lorenzoni minimizou a retirada do trecho das folgas aos domingos.

Segundo o ministro, a alteração conceitual trazida pela medida é uma revolução, na qual o cidadão passa a ter razão sobre o governante, até que se prove o contrário, e foi isso, segundo ele, que impulsionou o crescimento dos Estados Unidos.

"O Estado brasileiro sempre foi imperial. Nós quebramos algo que historicamente prejudicava as liberdades das pessoas, e isso é muito maior que o problema dos domingos."

Veja também

Concurso Unificado: novas regras com proibição para candidatos saírem com provas e coleta de digital
Enem dos concursos

Concurso Unificado: novas regras com proibição para candidatos saírem com provas e coleta de digital

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital
negócios

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital

Newsletter