Fila para vagas de trabalho na Agência do Trabalho da Av. Rio Branco, no Recife // Foto: Arthur Mota @arthurmotafotografia
Fila para vagas de trabalho na Agência do Trabalho da Av. Rio Branco, no Recife // Foto: Arthur Mota @arthurmotafotografiaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Agências do trabalho do Recife e Olinda realizam mutirão com mais de 1.500 vagas para pessoas com deficiências no Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados (Dia D), esta sexta-feira (28).

As pessoas que residem no Recife devem procurar a agência do trabalhador da avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Lá estão sendo oferecidas 1.100 vagas em diversas áreas e níveis. De auxiliar de logística a vagas para médico. Cerca de 50 empresas estão no local. Além das vagas de emprego, estão sendo disponibilizados serviços de emissão de carteira de trabalho e previdência social (CTPS), médico do trabalho, serviços de saúde, higiene e beleza, orientações jurídicas e sobre o VEM Livre Acesso.

Desde cedo, uma fila se formou diante da agência. Erlânio Barbosa, que tem baixa visão, chegou ao local às 6h e esperava vaga na área de logística. "É muito difícil achar emprego para pessoas com deficiência", comentou ele, que tem 43 anos.

Os candidatos devem levar carteira de trabalho, currículo e laudo médico. Para aqueles que ainda não possuem o documento, 15 profissionais estão emitindo laudos médicos para os interessados que ainda não possuem, mas que precisam comprovar a deficiência. O mutirão vai até às 15h.

Leia também:
Olinda faz mutirão para colocar DIU
Inscrição para Mutirão de Conciliação vai até o dia 5
Manguezais às margens do Capibaribe passam por mutirão de limpeza


Segundo Matheus Galindo, gerente de Empregabilidade do Recife, o trabalhador vai ser encaminhado à vaga de acordo com a qualificação e experiência. Ele contou também que todos os dias são oferecidas vagas de empregos para pessoas com deficiência nas agências da capital e que os interessados podem consultar as oportunidades pelo site (www.empregabrasil.mte.gov.br) ou indo diretamente em qualquer agência.

Em Olinda, a ação do Dia D oferece mais de 400 vagas de empregos para o público com algum tipo de deficiência. Lá, 30 empresas oferecem vagas nas áreas de saúde, educação, alimentação, serviços gerais, entre outras. A programação acontece até as 15h na Vila Olímpica, na III Etapa do bairro de Rio Doce.

No local, médicos do município e do Ministério do Trabalho de Pernambuco expedem também laudos médicos. Além disso, são emitidos documentos de livre acesso e cartão de estacionamento. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também está no local passando orientações sobre entrevista de emprego. Para concorrer a uma das vagas é necessário levar carteira de trabalho, comprovante de identificação pessoal, CPF, além dos exames e laudos médicos (caso tenha).

comece o dia bem informado: