Bandeira do Canadá
Bandeira do CanadáFoto: Divulgação

É cada vez mais comum o número de brasileiros que estão deixando o país em busca de oportunidades no exterior. O mesmo tem acontecido com vários profissionais recifenses, graduados e pós-graduados em diversas áreas, que tentam recomeçar a vida profissional longe do Brasil. O Canadá tem se tornado um destino muito popular para grande parte desses brasileiros, que veem no estudo uma oportunidade de entrar legalmente em alguns países. O assunto será tratado na palestra Estudar ou imigrar para o Canadá: sonho ou projeto? , que acontecerá nesta quinta-feira (15), no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, às 19h.

O valor arrecadado com as inscrições, que custam R$ 17,00 por pessoa, será totalmente revertido para o projeto Casa Vincular, que tem sede no bairro do Espinheiro, no Recife. A instituição mantém um restaurante no bairro de Campo Grande onde serve refeições balanceadas por um preço “simbólico” em um ambiente convidativo e confortável para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Destino Canadá - O governo canadense emitiu cerca de 572.415 permissões de estudos para estudantes internacionais em 2018. Os brasileiros respondem por mais de 13 mil estudantes matriculados, o que equivale a 2,42% do total. O recifense Eduardo Henrique Carneiro Monteiro escolheu o Canadá em busca de novas oportunidades de estudo e trabalho, e qualidade de vida para a sua família. Há dois anos mora em Sarnia, na Província de Ontário. “Planejamos vir pra cá por conta da qualidade de vida. Antes de vir soubemos que eles [governo canadense] investem muito em educação. Feito esse planejamento, recomeçamos a vida do zero, em um país sem violência e sem preconceito, pois é um povo muito amigo. Apesar de termos mais de 40 anos, decidimos vir pelo futuro de nossos filhos também. Estou estudando novamente agora, e me arrependo de não ter vindo antes fazer um intercâmbio quando éramos jovens”, disse o pernambucano.

E não é só o Eduardo que partiu para terras geladas, Libina Gomes da Silveira Bezerra já esta de malas prontas. Com o visto em mãos, ela não vê a hora de embarcar. “Procurei a Fernanda e solicitei um plano educacional para mim e toda a minha família. Ela traçou o perfil e montou um programa educacional específico”, disse a recifense de 36 anos, que por já ser graduada no curso de Engenharia, começará seus estudos no Canadá através de um programa chamado Pathway, ou inglês acadêmico, voltado para o College. Em seguida Libina fará o Business Administration, uma pós-graduação, para dar início à nova carreira profissional no exterior. “Os vistos também aplicamos com a SP Intercâmbio e há mais ou menos duas semanas que foi aprovado [pela embaixada canadense] e já estou de malas prontas rumo a Calgary”, completou animada.

De acordo Ricardo Rivera, representante do Mohawk College, localizado na cidade de Hamilton, a procura dos brasileiros pelo país se deve ao sistema educacional de alta qualidade e de valores econômicos em comparação a destinos como EUA, Austrália e Inglaterra. “O College é uma opção bem viável para estudantes internacionais. O custo médio de um ano de College no Canadá gira em torno de 16 mil dólares canadenses, que é um valor bem acessível se comparado a outros destinos”. O especialista em educação afirma ainda que, dos estudantes estrangeiros que se graduam na instituição que ele representa, 86% conseguem emprego nos seis meses seguintes ao término da graduação.

Outro aspecto que tem incentivado estudantes internacionais a arrumarem as malas e partirem para as terras do Norte, são as políticas imigratórias canadenses que favorecem estudantes que desejam permanecer no país, e futuramente buscar a residência fixa. “O custo de vida, qualidade na saúde e escola pública para as crianças também tem sido um ponto chave na escolha do destino”, observa a consultora de imigração, regulamentada pelo governo canadense, Fernanda Isquierdo , da empresa SP Intercâmbio Student Pathways.

Serviço:

Palestra: Estudar ou imigrar para o Canadá: sonho ou projeto?

Dia: Quinta-feira, 15 de agosto
Hora: 19h
Local: Recife Praia Hotel, bairro do Pina
Inscrições: http://www.canadaparaestudar.com  (valor R$ 17,00)

comece o dia bem informado: