Dicas para o dia da prova de concurso
Dicas para o dia da prova de concursoFoto: Greg Vieira / Arte FolhaPE

Quem é concurseiro sabe o quanto de dedicação e empenho nos estudos é empregado para conquistar a aprovação no cargo público que se deseja. Ao longo de meses e até de anos, várias horas por dia são comprometidas, muitas vezes em feriados e finais de semana, tudo para se destacar em meio a uma concorrência acirrada. E todo o sacrifício é posto em avaliação no momento mais esperado para quem está nessa caminhada: o dia da prova. Para ajudar a prevenir imprevistos e melhorar o desempenho na prova, a Folha de Pernambuco entrevistou um professor especialista em cursos preparatórios e uma concurseira, que trouxeram dicas valiosas.



O professor de português para concursos, Tiago Xavier, adverte que o cuidado já deve começar um dia antes da prova. “Muita gente esquece que tem que dormir cedo no dia anterior. Se você chega ao seu local de prova cansado não vai conseguir fazer a prova de forma satisfatória”, afirma. “Uma boa alimentação no dia anterior e antes de sair para a prova também é fundamental, pois qualquer desarranjo que você tiver vai atrapalhar na hora da avaliação”, alerta Tiago. Além dos cuidados com o descanso e com a alimentação, há outros fatores importantes para observar. Em primeiro lugar, conhecer o edital de seu concurso.

“Acontece de chegar na hora da prova e o aluno nem sabe que disciplina será cobrada. Isso é absurdo, é preciso ler detalhadamente o edital, principalmente para saber informações sobre o local de prova, pois chegar atrasado não é admissível”, orienta Tiago. “Em língua portuguesa, que é a minha disciplina, você deve ficar atento porque envolve tanto a parte de gramática quanto a de compreensão, você deve saber de que na hora da prova vai se deparar com muitos textos e a paciência vai ser fundamental”, completa.

Para Patrícia Pereira, 45 anos, que estuda para concursos de tribunais e universidades há dois anos e meio, trabalhar a mente também é indicado, além de conhecer as regras do concurso. “No dia anterior você tem que estar muito tranquilo. Eu mesma procuro não estudar. É relaxar e pensar positivo para fazer a prova bem. O edital é muito importante. Você precisa aprender a ler as informações, principalmente o horário e as coisas que são necessárias para fazer a prova, tipo caneta preta e azul, se é possível usar lápis e borracha, etc”, sugere.

O professor de português Tiago Xavier adverte que o cuidado deve começar um dia antes

O professor de português Tiago Xavier adverte que o cuidado deve começar um dia antes - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

Para a concurseira Patrícia Pereira, é importante saber ler o edital e conhecer as regras da prova

Para a concurseira Patrícia Pereira, é importante saber ler o edital e conhecer as regras da prova - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

info

Crédito: Greg Vieira / Arte FolhaPE

comece o dia bem informado: