Em tempos de isolamento social, a Folha de Pernambuco sugere estratégias para manter o foco nos estudos estudando de casa
Em tempos de isolamento social, a Folha de Pernambuco sugere estratégias para manter o foco nos estudos estudando de casaFoto: Greg Vieira / Arte FolhaPE

Diante da pandemia do novo coronavírus, o momento é de isolamento social. Por isso, fazer uso das plataformas on-line é a melhor estratégia para manter o foco. Para ajudar estudantes e concurseiros nessa tarefa, a Folha de Pernambuco apresenta dicas e algumas opções de bons conteúdos gratuitos para aproveitar melhor os estudos em casa.
Para muitos estudantes, a quebra de rotina das aulas presenciais tem afetado o rendimento nos estudos. Já outros estão acostumados a se trancar em casa para estudar, por isso em sentiram a diferença. O fato é que estudar em casa exige muita disciplina. Às vezes o simples ato de mudar de cômodo quando estiver há muito tempo estudando no mesmo lugar pode contribuir. (confira dicas abaixo).

Em relação ao conteúdo de estudos encontrado na internet, é preciso ter bastante cuidado com a credibilidade da fonte consultada. Muitas instituições sérias estão oferecendo conteúdos gratuitos durante o isolamento. Nessa edição, reunimos alguns para sugerir.

A renomada Universidade de Harvard disponibilizou cursos de Arte e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Ciência Ambiental; Governo, Leis e Política; História; Humanidades; Matemática e Análise de Dados; Medicina e Saúde Pública; Religião e Espiritualidade; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais e diversos outros. Para acessá-los, basta se cadastrar no site da instituição, acessando o edx.org/school/harvardx

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi outra instituição a disponibilizar, durante este período, 55 cursos gratuitos em sua plataforma. As matérias vão de liderança empresarial a direito. Acesse o site da instituição (educacao-executiva.fgv.br/cursos/ e pesquise pelas opções de cursos disponíveis.Para os concurseiros, uma boa sugestão são os sites para simulados e questões de concurso.

Ensino Médio

Se você é estudante secundarista, uma boa opção são os cursos oferecidos pelo Sesi-PE . Na plataforma Geekie, o Sesi oferece cursos para alunos do 1º ao 3º ano. A ferramenta é dividida em dois ambientes. No GeekieTest, é possivel realizar simulados do Enem. Já no GeekieLab, o estudante acessa todo o conteúdo do Ensino Médio, com exercícios e videoaulas. “A plataforma tem uma linguagem jovem e aborda os assuntos que caem nos vestibulares, permitindo que os alunos do SESI-PE continuem a estudar durante esse período de isolamento social ocasionado pelo Covid-19 e também ao longo do ano.
Nosso objetivo é potencializar o ensino-aprendizagem e melhorar o desempenho de todos de forma divertida e eficiente”, comentou a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto. Para acessar a ferramenta, é necessário entrar em www.sesieducacao.com.br/, colocar o login e a senha, e clicar em “Geekie”.

Outras instituições como o Senai-PE e até escolas particulares como o GGE estão oferecendo material gratuito on-line e vale a pena conferir. Bons estudos!

info

Crédito: Greg Vieira / Arte FolhaPE

comece o dia bem informado: