Home office
Home officeFoto: Pixabay

Além de redobrar a atenção na higienização das mãos, nesse momento de combate à pandemia do novo coronavírus, os estudantes e concurseiros, usuários frequentes de equipamentos digitais, precisam tomar cuidados especiais na limpeza de aparelhos como celulares, tablets e computadores. A Folha de Pernambuco consultou um médico infectologista para trazer orientações importantes sobre essas precauções.

"Cada empresa de telefone tem feito um vídeo para tentar orientar a forma mais adequada de limpeza do aparelho, pois cada um tem uma estrutura bem peculiar. Alguns são de vidro, outros têm película. As próprias películas podem ser limpas com produtos diferentes , dependendo do tipo, o que acaba gerando cuidados diferenciados", explica o Infectologista e professor da UPE, Felipe Prohaska.

O ideal é que você busque essa informação na empresa fabricante do seu celular. Há sim produtos para ser usados para limpeza de lentes de óculos que podem ser usados para a limpeza de celulares com efetividade. "O importante não é só a tela, pois nossas mãos manuseiam também a capa e outras partes do aparelho. Então, deve ser feita a limpeza da capa e do celular, em separado. Depois é que junta-se os dois, limpos", orienta o especialista.

Segundo o infectogista, a frequência de limpeza deve ocorrer muito em função da maneira que você usa o celular. "Se você sempre coloca o celular em mesas quando sai de sua casa, você tem que fazer uma limpeza sempre que retornar para sua residência. Até porque suas mãos viram uma forma de contágio, Por isso é importante não colocar as mãos nos olhos, na boca ou próximo ao nariz, pois essa é uma forma de levar e disseminar a doença. E o celular acaba sendo um veículo de infecção", alerta.

Em relação aos computadores e laptops, o cuidado não deve diminuir. "Computador e teclado é um grande desafio. Eu tenho orientado a fazer a limpeza sempre que chega ao final do uso. Se eu estou usando o computados, não devo tocar em outros lugares além do teclado e do mouse. Se eu precisar tocar em alguma outra coisa que não seja o computador, eu devo higienizar as mãos", aconselha dr. Felipe

comece o dia bem informado: