Dilson Peixoto, secretário de Desenvolvimento Agrário
Dilson Peixoto, secretário de Desenvolvimento AgrárioFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) passou a oferecer aos produtores rurais do Estado a possibilidade de solicitar a emissão online da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV). O pedido pode ser feito pelo sistema Siapec3 e o documento chega no e-mail do produtor, excluindo a necessidade do deslocamento até o escritório da agência. A medida foi tomada como uma forma de evitar aglomerações para reduzir a disseminação da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O sistema disponibilizado pode ser acessado tanto pelo computador quanto por aplicativo de celular. Na plataforma, o produtor rural realiza um pré-cadastro e, a partir disso, um fiscal da agência avaliará o pedido. O sistema é automatizado e ele permite a homologação eletrônica e valida todo o processo que poderia ser feito presencialmente. As informações de como proceder e o link para a plataforma estão disponíveis no site da Adagro, www.adagro.pe.gov.br. Há ainda a possibilidade de acessar o sistema via aplicativos para celular, disponíveis para sistemas Android, no Google Play, e Apple, na App Store.

Leia também:
Bancos terão horário reduzido devido ao coronavírus
Órgãos traçam Medidas para energia e água no combate ao coronavírus
Companhias reduzem malha aérea para um voo diário para cada capital por coronavírus


A Adagro é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, e a pasta destaca que por meio desse sistema o produtor pode ganhar uma forma mais simples e prática para a emissão dos documentos sanitários eliminando a obrigatoriedade de ir até um escritório da Agência em todo o Estado.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, a maneira encontrada foi uma forma de permitir a continuidade das atividades agropecuárias com o objetivo de reduzir o contato social por conta do novo coronavírus. “Com a emissão online, os produtores podem agora emitira a GTA e a PTV sem precisar ir fisicamente ao escritório da Adagro e assim manter sua atividade com menor riscos para eles e para os servidores”, disse.

O novo recurso disponibilizado tem o intuito de facilitar a vida do produtor rural, que, além de solicitar e imprimir as Guias de Trânsito Animal, Permissões de Trânsito de Vegetais, pode também pagar esses documentos.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: