Diplomacia Econômica

Rainier Michael

ver colunas anteriores
Movimento concebido por Greta Thunberg organiza greves escolares pacíficas, a cada sextas-feira, com o intuito de chamar a atenção para os problemas climáticos
Movimento concebido por Greta Thunberg organiza greves escolares pacíficas, a cada sextas-feira, com o intuito de chamar a atenção para os problemas climáticosFoto: Filippo Monteforte/AFP

Como pode uma garota de apenas 16 anos, portadora da Síndrome de Asperger, vivendo na Suécia, conseguir mobilizar tantos jovens em tão pouco tempo?

Ainda está se perguntando quem é ela? Bem, essa moça criou um dos mais importantes movimentos, no dia 20 de agosto de 2018, que teve origem em ambiente online, através da #hashtag #FridaysForFuture.

Apenas na semana de 15 de março, cerca de 1.6 milhões de “grevistas”, em 7 continentes, em mais de 125 países e em 2000 locais, estavam protestando para que as autoridades tomem providências para resolver, de uma vez por todas, os problemas ambientais.

Esses protestos sempre ocorrem às sextas-feiras e tem tido, em sua maioria, um grande apoio de jovens determinados a mudar o curso do planeta.

O movimento possui também um site www.fridaysforfuture.org.

O movimento organiza greves escolares pacíficas, a cada sextas-feira, com o intuito de chamar a atenção para os problemas climáticos. O objetivo é conscientizar as organizações e o governo sobre o descaso com que o tema tem sido tratado, exigindo medidas concretas.

O próximo protesto Global acontecerá no dia 24 de maio.

Interessante iniciativa estudantil.

*Empresário há 35 anos e Presidente do Iperid (primeiro THINK TANK do Nordeste) – Instituto de Pesquisa Estratégica em Relações Internacionais e Diplomacia, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da DBG - Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife Boa Viagem. ([email protected])

** A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: