Diplomacia Econômica

Rainier Michael

ver colunas anteriores
Rainier Michael, Cônsul da Eslovênia
Rainier Michael, Cônsul da EslovêniaFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Apesar de ser um tema bastante amplo, vamos tentar simplificar algumas tendências que terão grande impacto para a próxima geração:

1. Crescimento da Ásia: Turismo e mudança de estilo de vida na China.

2. Disrupção Digital: com “cloud computing”, Inteligência Artigicial e Fintech.

3. Transição Energética: China e Europa mais verde.

4. Alimento para o Mundo: Uso de Fertilizantes e seus impactos.

5. Mudança do Comportamento e Estilo de Vida: Saúde Digital, Genoma 3.0

Ainda poderíamos incluir como tendência a construção pela China do “Silk Road” tendo um grande impacto geopolítico de proporções e desdobramentos ainda desconhecidos.

Um tema que tenho um interesse pessoal é a Educação Global, que sofrerá uma disrupção frente aos rápidos desdobramentos e queda da natalidade em diversos países.

“A disrupção na educação acontece quando a relação entre aluno e aprendizado deixa de ser passiva”. Luana Dalmolin

Hoje já existe uma grande discussão na qual o futuro da área está na “personificação em massa”, ou seja, na oferta de um ensino em que o aluno é protagonista de seu percurso formativo.

Precisamos cada vez mais juntar pessoas heterogêneas, incentivando o conflito de ideias e assumindo os erros.

Isso é cultura de inovação!

* Empresário há 35 anos e presidente do Iperid (primeiro THINK TANK do Nordeste) – Instituto de Pesquisa Estratégica em Relações Internacionais e Diplomacia, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da DBG - Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife Boa Viagem. ([email protected])

** A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: