Diplomacia Econômica

Rainier Michael

ver colunas anteriores
Rainier Michael, Cônsul da Eslovênia
Rainier Michael, Cônsul da EslovêniaFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

 

Com a mudança do perfil populacional no Brasil, não é apenas a Previdência que precisa ser discutida e ajustada rapidamente, mas também o perfil do profissional para os próximos anos.
Oportunidades surgirão para aqueles que estão preparados e checando as tendências constantemente.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra em seus estudos, que até 2030, a população de idosos no país chegará a mais de 40 milhões. Em contrapartida, os jovens de até 14 anos serão em 39 milhões.

Mesmo com toda esta discussão sobre a Previdência, a maioria das empresas ainda não conseguiram vislumbrar o impacto que essa mudança trará aos seus negócios. Muitas ainda estão presas aos resultados financeiros do trimestre ou semestre.

Outro fator que terá grande impacto será o aumento da expectativa de vida que poderá chegar até 80 anos nas próximas décadas.

Como está a sua empresa hoje? Está preparada para essa mudança? Ou seu foco se limita ao consumidor ou colaborador “Milennials ou Geração Y” ?
Não se lamente por envelhecer: é um privilégio negado a muitos.

* Empresário há 35 anos e presidente do Iperid (primeiro THINK TANK do Nordeste) – Instituto de Pesquisa Estratégica em Relações Internacionais e Diplomacia, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da DBG - Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife Boa Viagem. ([email protected])

** A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

 

veja também

comentários

colabore com a folha

comece o dia bem informado: