Magazine Luiza é uma das palestrantes do evento
Magazine Luiza é uma das palestrantes do eventoFoto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Milhares de brasileiros já trocaram o shopping pelo celular na hora de fazer compras. Só em 2017, R$ 53 bilhões foram movimentados pelas lojas virtuais, o que representa 5% de todo o varejo brasileiro. E esses números só tendem a crescer. Por isso, os setores de tecnologia e comércio se uniram em Pernambuco para discutir as estratégias digitais que possam impulsionar as vendas no Estado.

Leia também:
Pernambucanos em peso no e-commerce nacional
Comércio de alimentos ganha espaço na internet, campo fértil para novos empreendedores

O debate está sendo intermediado pelo Porto Digital, que promove o evento “O Varejo encontra o E-Commerce” em Toritama nesta quinta-feira (19). A ideia é que as empresas do Polo Têxtil do Agreste conheçam formas de levar os seus negócios para a internet, através de conversas com o parque tecnológico e também com a Magazine Luiza, tradicional rede varejista que já concentra 35% das suas vendas no e-commerce.

“O varejo das cidades, que já saiu das ruas para os shoppings, está passando por uma nova transformação, porque o varejo físico está encontrando cada vez mais o online”, argumentou o presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, Silvio Meira, admitindo que os negócios que não acompanharem este movimento de digitalização terão dificuldades em se manter.

“Eles não vão morrer. Mas, com certeza, terão dificuldades”, confirmou a gerente de marketplace da Magazine Luiza, Flavia Marcon, dizendo que, por conta disso, esta rede varejista tem tentado integrar cada vez mais o varejo off-line com o comércio eletrônico. A empresa, que já tem 858 lojas físicas, tem ampliado suas estratégias digitais. Por isso, registrou uma alta de 65% no e-commerce só no primeiro trimestre deste ano. E Flavia garante que isso não tira as vendas das lojas físicas. Ao contrário, aumenta o faturamento total da empresa. Por isso, neste ano, a Magazine Luiza vai lançar tanto novos canais online, quanto novas lojas tradicionais.

O debate sobre como a tecnologia pode impulsionar as vendas do varejo pernambucano também passou pelo Recife nessa quarta-feira (18). Além do Porto Digital e da Magazine Luiza, o evento contou com a participação das empresas de tecnologia Neurotech, In Loco Media e Simples. Por isso, reuniu dezenas de pequenos e médios varejistas no Centro de Artesanato de Pernambuco.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: