Antigo prédio do Liceu de Artes e Ofícios
Antigo prédio do Liceu de Artes e OfíciosFoto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

O Porto Digital vai trabalhar junto com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) na revitalização do Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco. A parceria foi formalizada nessa segunda-feira (8) com a assinatura de um acordo de cooperação técnica que prevê a restauração e a instalação de atividades voltadas à economia criativa e ao empreendedorismo no prédio, que fica na Praça da República, no Centro do Recife, o que, segundo a Unicap, vai integrar o Liceu e a universidade ao ecossistema de inovação do Porto Digital.

Leia também:
Liceu no Recife abrigará centro de empreendedorismo
Liceu de Artes e Ofícios ainda aguarda reforma
Pierre Lucena quer ampliar área do Porto Digital para o bairro de Santo Antônio

Reitor da Unicap, o padre Pedro Rubens lembrou que a universidade já vinha trabalhando no projeto de restauração do prédio, que será chamado de Laboratório de Inovação Criativa e Empreendedorismo da Unicap (Liceu). Agora, porém, esse plano ganha o reforço técnico do Porto Digital. “Vamos trabalhar juntos na recuperação do imóvel e no desenvolvimento de atividades de inovação, empreendedorismo, educação e conhecimento”, detalhou o diretor de inovação do Porto Digital, Guilherme Calheiros.

Ele ainda contou que, além de ações de ensino da Unicap, o Liceu vai contar com medidas de incentivo ao empreendedorismo já encontradas no Porto Digital. Entre as possibilidades estão espaços de incubação de empresas e de coworking, que poderão ser usados tanto pelos alunos da Unicap quanto pelos empreendedores do parque de tecnologia. “O que funciona no Porto Digital vai funcionar no Liceu, para que possamos incentivar a criação de novos empreendimentos. Já a Unicap vai entrar com o ensino e com um elemento social que é o empreendedorismo social”, acrescentou Rubens, dizendo que, assim, a universidade procura reduzir a distância entre o ensino e o empreendedorismo.

Tudo isso, porém, só deve funcionar a partir de 2020. É que, segundo o Porto Digital, o projeto executivo do Liceu deve ser finalizado em seis meses. Depois disso, haverá mais um período de captação de recursos. Por isso, as obras de restauração só devem começar dentro de um ano. Enquanto isso, porém, a Unicap garante que vai tocar atividades de inovação e empreendedorismo, como o mestrado de indústrias criativas, nos seus outros prédios.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: