Avianca
AviancaFoto: Divulgação

Passando por um processo de recuperação judicial e com um número menor de aviões, a Avianca Brasil cancelou até o momento 305 voos em todo o País. A companhia terá que devolver oito aeronaves até a próxima segunda-feira (22), e terá a sua frota de aviões reduzidas, passando a ter apenas 17 em operação.

Só nos aeroportos do Recife e de Petrolina, a Avianca cancelou até o fechamento desta reportagem, quase 40 voos que partiriam da capital pernambucana para outros destinos e que chegariam à cidade, até a próxima segunda-feira.

A Avianca informou que não irá se pronunciar sobre o assunto, mas destacou em seu site que é possível ter acesso a uma lista que é atualizada constantemente com os voos cancelados pela companhia, e lamentou todos os problemas. Por meio de nota, a companhia aérea afirmou que caso o voo seja cancelado, o passageiro terá direito a reembolso e opções de reacomodação, e aconselha os seus clientes a chegarem com 4 horas de antecedência aos aeroportos.

Mesmo com os quase 40 voos cancelados no aeroporto do Recife pela companhia, a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens de Pernambuco (Abav-PE) está otimista com a movimentação. Segundo o presidente, Marcos Teixeira, para viajar nesse período as pessoas se programam e não compram de última hora. “Isso não representa uma queda tão grande a essa altura do campeonato, não impacta muito, a programação da Semana Santa não se resolve próxima da data, as pessoas tem que se programar e se deixar para comprar perto da data ela vai pagar caro. Toda essa situação fez as pessoas se precaverem, e quem quiser vir para Recife já não conta com a Avianca”, disse.

Leia também:
Leilão de aeroportos mostra que país "voltou ao jogo", diz ministro
Anac fechará postos presenciais de atendimento em aeroportos

Marcos disse ainda que a expectativa com o feriado este ano é positiva, e acredita em uma movimentação maior do que a do ano passado nos aeroportos. “A ocupação e a expectativa para esse período é muito boa, com hotelaria bastante ocupada, com grupos vindos de fora. Esse ano a movimentação está melhor, cerca de 10% melhor do que o ano passado”, contou o presidente.

Apesar de terem voos cancelados pela Avianca, outras companhias aéreas anunciaram acréscimos de voos para o feriado da Semana Santa. A Gol foi uma delas, a empresa disponibiliza até a segunda-feira (22), 104 voos extras em todo o País, incluindo Recife, totalizando 17 mil assentos adicionais. Já a Azul, que mantém um hub na capital pernambucana, ampliou a sua malha aérea em 13 operações extras, totalizando 26 voos e 1.470 assentos extras.

Ocupação

E a movimentação positiva de turistas em Pernambuco se confirma. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado cerca de 800 mil pessoas devem passar pelo Estado, e a ocupação hoteleira deve ser de 82%. De acordo com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) a receita turística deve ficar em torno de R$ 512 milhões, que foi o mesmo número do ano passado.

Um dos pontos fortes do turismo nesta temporada da Semana Santa, segundo o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, é o turismo religioso, que faz com que as pessoas venham para o Estado. “Vamos receber turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. O turismo religioso é um grande impulsionador de visitantes para o Estado nesta época. Vários municípios estão com a rede hoteleira praticamente lotada, como Triunfo, que já está com expectativa de 95% de ocupação”, disse.

Ainda segundo a Empetur, os turistas devem permanecer cerca de três dias no Estado. Entre as cidades que terão uma maior movimentação estão os municípios de Brejo da Madre de Deus, Caruaru e Gravatá, no Agreste Pernambucano, com uma ocupação de 95%, 93% e 92% na rede hoteleira, respectivamente.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: