Prefeitura do Recife e Sebrae iniciam programa "Sua Empresa + Digital"
Prefeitura do Recife e Sebrae iniciam programa "Sua Empresa + Digital"Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Os micro e pequenos negócios dos bairros da Boa Vista, Santo Antônio, Santo Amaro e São José vão participar do programa “Sua Empresa + Digital”, que é uma ação inédita para a formação digital destas empresas pela Prefeitura do Recife e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Um protocolo de intenções formalizou o programa, que foi assinado pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, pelo superintendente do Sebrae em Pernambuco, Francisco Saboya e pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Guilherme Calheiros.

Serão investidos R$ 600 mil pelo Sebrae e pela Prefeitura do Recife, e o programa tem como alvo cerca de 13 mil estabelecimentos dos bairros centrais do Recife, e vai trabalhar para aumentar o volume de vendas por meios digitais, fazendo com que os empresários ampliem o leque de possibilidades nos seus negócios.

Leia também:
Brasil vive momento de nova confiança no empreendedorismo, diz Levy
Brasileiros apostam no empreendedorismo contra o desemprego

Do total de empresas diagnosticadas mais de 6,3 mil devem ser diagnosticadas pelo uso de estratégias digitais em gestão, e 25% das empresas serão atendidas com ao menos uma prática de gestão por estratégias digitais implantadas.

Os comerciantes dos bairros cobertos pelo projeto não precisam ir às instituições para buscar uma qualificação. Os estabelecimentos serão visitados por Agentes de Orientação Empresarial do Sebrae, que irão recolher dados para dar base ao diagnóstico.

O “Sua Empresa + Digital” é dividido em três fases. A primeira vai até o mês de agosto deste ano, e vai realizar um diagnóstico para o uso de estratégias digitais na gestão das empresas. Já o segundo passo, será a qualificação em processos e ferramentas digitais entre os meses de setembro e novembro. O terceiro e último nível vai corresponder a avaliação dos resultados, que acontecerá no mês de dezembro.

Segundo o Superintendente do Sebrae em Pernambuco, Francisco Saboya, o projeto é importante para os pequenos negócios e vem para aumentar as ações e suprir necessidades dos empreendedores. “A gente fez isso para tentar chegar junto dos pequenos negócios e tentar entender quais as limitações do ponto de vista de estratégias digitais de negócios. Vamos aprimorar nossos produtos para aprimorar eles e aplicar eles nos pequenos negócios. Esse segmento está fora das políticas públicas tradicionais, mas pensando nisso vamos contribuir para o desenvolvimento”, disse.

Entre as soluções que serão apresentadas para os empresários estão a utilização de rede social para impulsionar o negócio, o uso do WhatsApp para cadastro de clientes, aplicativos de gestão financeira e ações pontuais que vão depender do diagnóstico.

De acordo com o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, essa é uma oportunidade para que as pessoas tenham conhecimento da tecnologia, e todos ganham com o projeto. “É bom para os empreendedores, e fazemos isso para que no convênio os conhecimentos de ferramentas digitais sejam conhecidos. Não é a transformação do negócio tradicional em digital, mas é ambientar ele ao que está acontecendo com o mercado”, disse.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: