Comércio eletrônico
Comércio eletrônicoFoto: Reprodução/Internet

A Black Friday ocorre nesta sexta-feira (29) e grande parte das pessoas já está de olho na data. De acordo com uma pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 78,9% dos brasileiros pretendem comprar no dia. Para quem pretende aproveitar as promoções, a Infracommerce, especializada em negócios digitais, dá dicas sobre como realizar boas compras no comércio eletrônico.

Fazer uma lista de compras, por exemplo, pode facilitar na hora de visualizar com mais clareza o que o consumidor pretende comprar. Depois da lista pronta, é hora de pesquisar os sites e monitorar os preços. Empresas confiáveis não aumentam os preços antes da data para no dia fazer tudo “pela metade do dobro”, mas ainda assim é importante checar se os descontos são realmente relevantes.

Muitas empresas começam as promoções antes mesmo da sexta-feira. Por isso, é interessante acompanhar as redes sociais das lojas que você pretende comprar. É possível que você consiga aproveitar um desconto adiantado e já garantir algum item da sua lista. Caso você queira muito algum produto ou o e-commerce escolhido tenha anunciado um desconto bem expressivo, uma boa dica é ficar de olho no relógio e se adiantar. Assim, você evita a correria e tem mais chances de chegar primeiro para garantir o produto.

Leia também:
Dinheiro extra do 13º e Black Friday ajudam quem está planejando férias
Saiba como evitar 'fraudes' na Black Friday
E-commerce deve faturar R$ 3,67 bilhões com Black Friday


Verificar se no endereço da loja tem o protocolo “https” é um ponto importante. Esse “s“ significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia. Isso evita que as informações do comprador sejam roubadas ou que o cartão de crédito seja clonado, por exemplo.

Para toda compra feita na internet, o consumidor tem o direito de arrependimento e devolução do produto no prazo de até sete dias corridos, ou o direito de troca em 30 dias. Fique de olho. Não perca esses prazos e busque contato com os canais oficiais da marca, anotando os protocolos e registrando as informações fornecidas. Além disso, procurar o Procon para solucionar o problema também é recomendado.

A atendente Bianca Tamires conta que tem receio de falsas promoções na data, mas que está tomando precauções para evitar fraudes. “ Eu pretendo comprar eletrodomésticos, acho que tem mais promoções na internet. Tenho pesquisado preços. Me falaram até para baixar aplicativos para disso. Mas o jeito é pesquisar, perguntar para os conhecidos se conhecem ou já compraram naquele site também”.

Procon
O Procon, em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, está com um ônibus estacionado no Shopping Guararapes desde segunda-feira. O objetivo da ação é orientar o público para não cair em golpes ou fraudes durante o período da Black Friday. O órgão está estacionado perto da portaria A e as orientações acontecem no horário das 8h às 16h.O Procon também estará registrando reclamações. Quem não puder comparecer ao mall no período, poderá realizar as denúncias pelos telefones (81) 3476.2912 ou 97323.7953 e tirar dúvidas pelo número 0800.281.6970.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: