Parceria entre Celpe, Unicef e o músico Carlinhos Brown
Parceria entre Celpe, Unicef e o músico Carlinhos BrownFoto: Divulgação

O Grupo Neoenergia, por meio das distribuidoras Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), firmou, nesta quinta-feira (5), uma parceria de foco educativo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), renovando, também, projeto com o músico Carlinhos Brown. As parcerias têm o objetivo principal de promover os direitos das crianças e dos adolescentes do semiárido brasileiro e, ao mesmo tempo, disseminar conceitos do uso seguro e eficiente da energia elétrica.

Somadas, as iniciativas devem impactar mais de 600 professores e 30 mil crianças e adolescentes em 2018. As ações integram o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A assinatura dos convênios aconteceu na sede da Neoenergia, no Rio de Janeiro.

A parceria do Unicef com o Grupo Neoenergia será por intermédio do Projeto Educação com Energia da Coelba, Celpe e Cosern. A finalidade é difundir, junto a professores dos municípios situados no semiárido nordestino, orientações sobre uso eficiente da energia alinhadas aos conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente. O projeto deve mobilizar 150 escolas em municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Durantes as ações de capacitação e sensibilização para professores e alunos serão abordados três tópicos: Fundamentos da Eficiência Energética (energia, fontes energéticas, recursos e tecnologias), Eficiência Energética na escola e nas residências (conta de energia, dicas de consumo sustentável, uso eficiente na escola e residência, exercícios de cálculo de consumo) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (aquecimento global, mudanças climáticas, energia renovável e convivência com o Semiárido). Cada município participante fará, em conformidade com a metodologia da formação, um plano de ação para replicar o conteúdo. As atividades realizadas pelas gestões municipais serão compartilhadas para todos os participantes do Selo UNICEF por meio da plataforma virtual da organização, como estratégia para inspirar outros municípios.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: