Dia das Crianças deve movimentar R$ 9,4 bilhões no varejo, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil
Dia das Crianças deve movimentar R$ 9,4 bilhões no varejo, aponta pesquisa CNDL/SPC BrasilFoto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco

Mais da metade dos brasileiros deve ir às compras no Dia das Crianças – comemorado no próximo dia 12 de outubro. Dados de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que pelo menos 72% dos consumidores vão comprar presentes, um aumento que traz a expectativa de que o varejo movimente uma média de R$ 9,4 bilhões. Em 2017 o percentual de pessoas que compraram presentes foi de 67%..

Ainda de acordo com o levantamento, 39% das pessoas presentearão filhos, sobrinhos, netos ou afilhados, mas pretendem gastar o mesmo valor que o ano passado, enquanto 24% planejam comprar menos. No total, cada consumidor deve desembolsar, em média, R$ 187 com presentes.

O Dia das Crianças representa a última festa comemorativa antes do Natal e dará sinais de como será o desempenho das vendas no final do ano. As intenções de compra da data servirão de termômetro para o fim de ano, ao trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal, principalmente em um momento que o poder de compra das famílias continua sendo afetado pelas dificuldades econômicas, de acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Orçamento apertado
Os impactos da crise ainda estão presentes no dia a dia das pessoas e contribuem para que boa parte gaste menos nas datas comemorativas. A principal razão para que haja um freio no consumo daqueles que pretendem gastar menos este ano deve-se ao orçamento apertado, pelo menos é o que pensa 34% dos entrevistados. Enquanto 24% desejam economizar, 18% estão desempregados e por essa razão se veem impossibilitados de comprar e 9% têm outras prioridades de aquisição, como carro e casa. Há ainda os que precisam pagar dívidas em atraso (8%).

Apesar da cautela, a pesquisa mostra que 30% pretende comprar dois presentes e 25% apenas um. E 66% espera pagar os produtos à vista e o dinheiro será a opção de 51% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o cartão de crédito parcelado (34%) e em terceiro, o cartão de débito (28%). Entre os que planejam parcelar as compras, a média de prestações é de quatro parcelas.

os shopping centers são o lugar preferido de 42% dos consumidores para fazer suas compras, embora 35% optem pela internet, provavelmente motivados pela comodidade e praticidade de encontrar seus presentes. Já 28% mencionaram que buscarão o tradicional comércio de rua.

Inadimplência
O estudo aponta ainda que oito em cada dez consumidores – o que representa 80% - pretendem pesquisar preços antes de comprar, principalmente as mulheres (84%) e as classes C e D (82%). Entre os que adotam a prática da comparação pela internet, o índice é de 77%, com o Google sendo o meio de pesquisa mais utilizado como site de busca (66%). Também há os que recorrem aos portais e aplicativos de comparação de preços (51%) e os sites de ofertas (48%). Muitos entrevistados disseram ter o hábito de pesquisar preços também em lojas de rua (46%), principalmente as mulheres (51%).

Presentes
No ranking dos itens que devem ser mais comprados aparecem as roupas e calçados (38%), bonecas (37%), aviões e carrinhos de brinquedo (21%). Em tempos de dificuldades, uma opção que atrai muitos consumidores é dividir o valor dos presentes com outras pessoas como forma de economizar. Cerca de 15% afirmaram que pretendem dividir o valor das compras, sendo que 50% vão fazê-lo com o cônjuge, enquanto 24% com o pai ou mãe da criança e 21% com outros familiares.

Para 32%, a divisão do preço do presente será usada como estratégia de redução dos gastos. Mas parcela significativa dos consumidores também respondeu que vai dividir a compra por estar com o orçamento apertado (26%) ou por estar desempregado (22%). Já um em cada oito entrevistados respondeu que espera pagar os presentes sozinhos (80%), sobretudo os homens (86%).

Em relação ao protagonismo dos pequenos no momento da escolha dos presentes e a influência do círculo de convívio e dos meios de comunicação nos hábitos de consumo das crianças, o estudo indica que para 37% dos entrevistados existe pressão da criança para comprar o que ela deseja. Por outro lado, 62% das crianças não fazem qualquer tipo de pressão para ganharem o presente almejado.

Metodologia
A pesquisa foi realizada com 819 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de compras no Dia das Crianças. Em um segundo levantamento, 600 casos mostrou o público interessado em comprar presentes na mesma data. Veja a pesquisa na íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

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