Natal
NatalFoto: Pexels

A movimentação do fim de ano nas lojas de varejo do Recife e da Região Metropolitana gera preocupação entre os consumidores em relação a possíveis excessos de gastos com as compras de Natal. Dezembro é, tradicionalmente, o mês mais movimentado no comércio em todo o Brasil e a expectativa para este ano é de um incremento de 5% no volume de vendas em relação ao ano passado, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Cid Lôbo.

Os setores mais procurados nesta época são especialmente os de calçados, vestuários, perfumaria e cosméticos, eletroeletrônicos, celulares e livros. Para não gastar demais e complicar as finanças pessoais, a administradora e sócia da Ágilis/RH Georgina Santos traz algumas dicas sobre como economizar nas compras e garantir um fim de ano tranquilo para o bolso. Para ela, os primeiros passos são definir uma relação de prioridades e o valor médio que pode ser gasto com os presentes.

"Eu faço primeiro uma relação das pessoas que eu gostaria de presentear e depois as que eu não posso deixar de presentear", explicou Georgina. Opções boas de presentes são opções que geralmente não são vistas em shoppings centers. "Há pessoas que fazem um biscoito muito gostoso, um bolo mais diferente", acrescentou. A tendência, caso não se planeje, é se empolgar nas compras e gastar mais do que pode e trazer uma dor de cabeça em plena época de festas. "É bom usar a criatividade e buscar opções de presentes que caibam no seu orçamento", disse a administradora.



Compras antecipadas
As compras antecipadas também podem ser uma opção para quem não deseja deixar tudo para a última hora. "Mesmo que seja de comida, por exemplo, você pode deixar encomendado e não comprar de última hora. Quando vai chegando o Natal os shoppings são enlouquecedores. Quando você chega quer logo ir embora. De última hora, você já não encontra tantas opções e quem tem alternativas mais diferenciadas pode ser que você também não consiga", completou.

Valor do presente
As pessoas não estão esperando um grande presente, mas uma lembrança, segundo Georgina. Logo, o ideal é pensar em itens mais simbólicos como porta-retratos e objetos artesanais. "Você pode criar o seu presente. O que está em jogo não é o valor monetário é o valor sentimental. O que está em jogo não é o valor monetário é o valor sentimental", disse a administradora. "É interessante presentear alguém com algo que possa ser usado na mesa do Natal e para o amigo secreto valem as mesmas dicas", finalizou Georgina.

Gasto com consciência
O presidente da CDL, Cid Lôbo, também elenca dicas para gastar com consciência. "A principal é planejar as compras. Em seguida, pesquisar os preços e comprar à vista. Além disso, caso a compra seja no cartão de crédito, é preciso cuidado para não comprar acima do limite", ponderou.

Mais tempo para as compras
As lojas do Centro do Recife abrem aos domingos a partir de 18 de novembro para garantir mais um dia para os clientes irem às compras. Cerca de 7 mil funcionários temporários foram contratados para este último trimestre do ano e outros podem ser chamados com a proximidade do Natal, uma vez que o aumento nesse período chega a ser de até 40%.

comece o dia bem informado: