Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui, neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o analista de investimentos da Finacap Alexandre Brito. Envie sua pergunta para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

O investimento no ouro pode ser uma boa saída durante esta crise? - Jurandir Diniz


A grande vantagem do ouro, dentre as opções de investimento conservadoras, é que ele é o único ativo que não detém risco de contraparte. Ou seja, você não tem o risco de receber seu dinheiro de volta. O ouro é conhecidamente um ativo de proteção, especialmente em momentos de turbulência. Porém, vale a pena ressaltar que mesmo o ouro, teve períodos neste último mês atípico de apresentar desvalorização. No momento atual, acredito que não faz tanto sentido investir em ouro por conta da grande valorização que ele já vinha apresentando.

Esse seria um momento para usar algumas reservas e arriscar novos investimentos? - Karla Couto

A principal questão que todos os investidores devem se preocupar, seja tanto em momentos adversos quanto de bonança, é a diversificação da sua carteira de investimentos. Caso seja aderente ao seu perfil de investidora e você tenha apetite a risco, é um momento de oportunidade para investimento em ativos de risco, especialmente em renda variável. Enxergamos o mercado de ações hoje com muitas empresas negociando a preços interessantes. Entretanto, vale salientar, novamente, a importância da diversificação e ser amparada por profissionais na sua tomada de decisão.

Tenho uma quantia de Dólar que comprei cinco anos atrás e penso em vender. Seria uma vantagem aplicar em alguma poupança? - Julia Reis

Caso você não tenha a pretensão de utilizar a moeda em alguma viagem que venha a programar quando a situação de se normalizar, pode ser uma alternativa. Recomendo considerar investir em aplicações mais interessantes em termos de risco x retorno, do que a poupança. Mesmo investimentos tão conservadores quanto, é possível encontrar melhores alternativas.

comece o dia bem informado: