Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Mande sua pergunta também através do e-mail [email protected] ou para o ou para o WhatsApp (81) 9479-6141. Esta semana, quem responde é Bruno Moura, economista, mestre em administração e professor e consultor de finanças filiado à Unibra.

Como anda o mercado? Qual a aposta da semana?

O mercado tem apresentado uma maior estabilidade nas últimas semanas. Finalmente a IBovespa voltou a flutuar na casa dos 80mil pontos, o que representa 70% do índice que estávamos antes da pandemia do Covid-19 atingir a economia da China e, posteriormente, mundial. Contudo, apesar desta recente estabilização, os contínuos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao efeito da pandemia na América Latina e o retorno negativo da economia estadunidense podem causar efeitos atípicos na economia brasileira. Para mais informações, acesse uma corretora de investimentos ou seu gerente bancário.

O que fazer quando as restrições na economia começarem a diminuir? Devo esperar um retorno rápido do mercado financeiro?

O fim das restrições financeiras vai coincidir com um aumento da taxa de juros. O retorno às atividades, significa retorno ao consumo e surto inflacionário no curtíssimo prazo. De modo a impedir tal fenômeno e, tentando restabelecer o padrão da economia, a taxa de juros deve aumentar, mas não muito. Depende do tipo de investimento aplicado. Se você investir em commodities que estão com preço baixo na bolsa de valores, pode ter um retorno rápido e acima da média.

comece o dia bem informado: