Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Esta semana quem responde é Bruno Moura, economista, mestre em administração e professor e consultor de finanças filiado à Unibra. Mande sua pergunta também para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Queda no preço do petróleo impacta a bolsa brasileira fortemente? De que forma?(Elayne Dias)

Depende do tipo do petróleo. Se você está se referindo ao que aconteceu nos EUA, quando o preço do barril chegou ao patamar negativo (US$ -32,00), está tratando do tipo WTI. Esse tipo é o que é produzido pelos EUA para consumo próprio e não tem impacto direto no preço aplicado aqui no Brasil, que está atrelado ao tipo Brent (Britânico). Contudo, como as economias globais estão interligadas e, por exemplo, a Petrobrás tem uma parte de seus dividendos comercializados em bolsas estrangeiras, acaba que afeta. Um fato interessante é que esse susto no preço do petróleo WTI aconteceu no dia 21 de Abril, feriado de Tiradentes, logo a nossa Bolsa de Valores escapou de uma especulação negativa que assolou às bolsas de valores do mundo todo.

Investimento ou poupança, a quem devo recorrer durante a quarentena? Não quero guardar meu dinheiro em casa. (Jonas Damasceno)

Depende da sua propensão a utilizar esse dinheiro. A boa verdade é que a maioria dos investimentos estão com uma rentabilidade baixíssima, visto que a taxa de juros SELIC contínua a despencar. Por consequência, a poupança que só rende uma fração da taxa SELIC está ainda mais baixa, apresentando, ao fim do ano, um rendimento real negativo. Se você tem disponibilidade para não precisar desse dinheiro nos próximos meses/ até o fim do ano, a melhor opção é investir. Se existe alguma chance de você precisar desse dinheiro no decorrer desse período complicado, melhor deixar na poupança que apresente liquidez imediata.

comece o dia bem informado: