Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o analista financeiro Arthur Lemos. Mande sua pergunta também para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Como escolher uma boa ação e saber como investir nela? - Silvio Luis.

Existem várias métricas e estratégias que podem ser utilizadas pelo investidor para escolher quais ações vender, quais ações comprar e quando comprá-las. Você pode usar a escola da análise técnica ou gráfica e fazer isso através de elementos gráficos. Ou, você pode fazer isso através da escola fundamentalista, que está preocupada em entender os fundamentos da empresa.

Para a maioria das pessoas, é recomendado que, ao investir em ações, em vez de acompanhar a cotação da ação, o investidor deveria imaginar ser sócio de uma empresa que não é listada. Assim, fica a pergunta: o que você faria? Você iria acompanhar o que realmente gera valor e o que realmente é importante.


Para um objetivo de médio e longo prazo, é viável aplicar em uma Selic com taxa pequena? - Diego Sabino

Para objetivos de médio e longo prazo, há uma probabilidade maior de obter retornos maiores se o investidor direcionar os recursos para uma carteira de investimentos diversificada que inclusive tem parte dela dedicada a investimentos de renda variável. É importante buscar conhecimento antes de iniciar os investimentos, uma vez que existe a possibilidade de perda na renda variável.

Ou seja, uma Selic menor resulta em ganhos nominais menores, e é justamente por isso que o investidor deveria levar em consideração títulos de renda variável como por exemplo as ações. É sempre importante observar que o que importa para o investidor é o ganho real, muito embora a Selic esteja menor, o ganho real que o investidor tem hoje não é tão menor quanto era no passado recente, onde a Selic era maior, porém a inflação era maior também.

comece o dia bem informado: