Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Quem responde é o analista de investimentos da Finacap, Alexandre Brito. Mande sua pergunta também para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Onde investir R$ 500 e ter bom retorno? (Carlos Alberto)

Carlos, considerando o montante disponível para investimento, recomendaria duas opções de investimento acessíveis mas que possuem boa segurança e rentabilidade: Títulos do Tesouro Selic (antiga LFT) e Tesouro IPCA+ (antiga NTN-B). Ambos os títulos são emitidos pela União, ou seja, o investimento mais seguro a nível nacional. Para o Tesouro Selic, a liquidez é maior do que o do IPCA+, bem como a rentabilidade é menor - com a taxa de juros atual. Todavia, no Tesouro IPCA+, em que você corre maior risco e que apresenta maior oscilação de preços, há a possibilidade de maiores retornos.

De qualquer forma, ambos, como investimentos de renda fixa, caso mantenha a aplicação até a data de vencimento, você receberá exatamente a rentabilidade bruta contratada. Ressalto a importância de você considerar sua carteira de investimentos como um todo e prezar pela diversificação.

Tenho um imóvel quitado e irei financiar outro imóvel. Vendo esse imóvel para abater no financiamento ou alugo para pagar as parcelas do financiamento? (Felipe Araújo)

Felipe, na contratação de qualquer financiamento ou empréstimo, é importante considerar se você conseguiria, em seus investimentos, uma melhor taxa de retorno. Ou seja, no caso específico da compra de um imóvel, se a taxa de retorno que você espera com essa compra for menor do que os juros cobrados pela instituição financeira, não é uma boa opção na ótica de um ativo para investimento.

Caso você esteja decidido para o financiamento deste imóvel, acredito que, pelo cenário atual do mercado de construção civil, seja mais prudente aguardar para vender seu imóvel quitado mais a frente. Sendo assim, usaria o aluguel para abater as parcelas do financiamento. De qualquer forma, deve ser avaliado a contrapartida da instituição financeira em caso de maior entrada e diminuição do saldo devedor.

comece o dia bem informado: